TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA E O CENÁRIO POLÍTICO LOCAL NAS PÁGINAS DO JORNAL O MOSSOROENSE
(1978-1982): UM PIONEIRO DA NOTÍCIA NA AULA DE HISTÓRIA
Abertura Democrática; História local; Jornal O Mossoroense; Representações.
As discussões sobre Ditadura Militar e Democracia permanecem recorrentes na historiografia e na imprensa brasileira contemporânea. A ascensão política e a ocupação de cargos nos poderes Executivo e Legislativo por sujeitos históricos, por meio do sistema eleitoral, configuram-se como expressão legítima do exercício democrático. A presente pesquisa tem como objetivo estudar o processo de transição democrática narrado pelo jornal O Mossoroense entre os anos de 1978 e 1982, período que abrange desde o fim do Ato Institucional no 5 (AI-5) até as eleições para os cargos do Executivo estadual e municipal em Mossoró-RN. A investigação se fundamenta no referido periódico, analisado sob a ótica da nova história política. As análises concentram-se nas notícias publicadas nesse intervalo temporal, considerando que o corpus documental em questão contribui para a construção de identidades e da memória social em torno dos fatos históricos. Nessa perspectiva, propõe-se examinar as publicações de O Mossoroense como fonte histórica, buscando compreender os atores sociais envolvidos e as representações construídas nas narrativas do processo de abertura política. A metodologia adotada será a análise de conteúdo, e o referencial teórico está ancorado nos princípios da terceira geração da Escola dos Annales, também conhecida como "nova história". Para fundamentar teoricamente a pesquisa, serão utilizados autores como Circe Bittencourt, José D’Assunção Barros, Marcos Napolitano, Michel de Certeau, Roger Chartier, Tânia Regina de Luca, além de estudiosos locais. Ao final, pretende-se elaborar um plano de aula que promova o uso do jornal como fonte de conhecimento histórico, possibilitando discussões significativas com os estudantes. Conclui-se que, com esta abordagem teórico-metodológica e o devido rigor científico, é possível desenvolver uma produção acadêmica comprometida com o conhecimento histórico em sua dimensão política, com ênfase na esfera local – espaço de pertencimento do povo potiguar e, especialmente, dos jovens estudantes de Mossoró e região.