AVALIAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA NO MUNICÍPIO DE RUSSAS/CE
Ensino de História. Avaliação Externa. SMAEF. Autonomia Docente.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender o ensino de História no município de Russas-CE, a partir da análise dos documentos oficiais que norteiam a educação municipal e os diferentes componentes curriculares, considerando o contexto das políticas de avaliação externa em que o município está inserido. São examinados a Proposta Curricular de História, os Planos de Ensino da disciplina e a Matriz Curricular do SMAEF, elaborados pelo Assistente Técnico Pedagógico de História, buscando identificar as concepções de História e de ensino que permeiam a prática pedagógica. A investigação adota uma abordagem qualitativa e baseia-se na análise documental das diretrizes municipais e demais documentos oficiais relacionados ao ensino de História. Os resultados parciais apontam que, embora os documentos expressem intencionalidades pedagógicas, sua articulação com o SMAEF insere o ensino de História em uma lógica gerencialista, que privilegia metas e resultados mensuráveis, reduzindo a autonomia docente e restringindo perspectivas críticas de ensino. O estudo contribui para o debate sobre como as políticas de avaliação externa moldam o ensino de História no contexto municipal.