Consciência Negra e Identidade: por uma educação antirracista na Escola Municipal Manoel de Barros, em Baraúna – RN (2024-2026)
educação antirracista; escola; racismo; consciência negra; relações étnico-raciais: ensino de
história
O presente trabalho investiga a efetivação do Projeto Consciência Negra na Escola Municipal Manoel de Barros (EMMB), localizada em Baraúna/RN, como instrumento de promoção de umaeducação antirracista. A pesquisa parte de vivências pessoais e acadêmicas do autor e busca compreender como o racismo multidimensional se manifesta no ambiente escolar, sobretudo através de práticas simbólicas e conteúdos excludentes presentes nos livros didáticos. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação com abordagem etnográfica e estudo de caso, articulando análise qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas, observações e atividades pedagógicas. Os resultados preliminares apontam que alunos/as que participaram de ações antirracistas apresentaram maior consciência crítica, reconhecimento da cultura afro-brasileira e construção positiva de identidade. Destaca-se a proposta da Biblioteca Antirracista, construída coletivamente, como estratégia de valorização de saberes historicamente marginalizados. O estudo revela a importância de práticas pedagógicas que descolonizem o ensino de história, rompendo com narrativas eurocentradas e promovendo o respeito à diversidade. Conclui-se que o Projeto Consciência Negra tem sido eficaz na construção de uma educação libertadora, pautada no diálogo e na valorização das identidades, contribuindo significativamente para o enfrentamento do racismo no espaço escolar.