Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO ALEXANDRINO NOGUEIRA

DISCENTE : JOÃO PAULO ALEXANDRINO NOGUEIRA
DATA : 18/09/2023

"LIBERDADE OU CENSURA, DEMOCRACIA OU REPRESSÃO" AS REPRESENTAÇÕES PRESENTES NAS NARRATIVAS HISTÓRICAS ESCOLARES ACERCA DA DITADURA CIVIL-MILITAR DE 1964

Representações; Apropriações; Narrativas Históricas Escolares; Política.

A pesquisa tem como foco perceber quais são as representações presentes nas narrativas históricas escolares acerca da Ditadura Civil-Militar de 1964. Para tanto, busca-se analisar a estrutura discursiva das narrativas escolares para identificar as matrizes historiográficas que servem de referências nos documentos curriculares, nos livros e matérias didáticos, na ação pedagógica dos professores, bem como no aprendizado dos discentes da série final do ensino médio (3a serie) de duas escolas públicas de Fortaleza, no Ceará. Para a coleta dos dados, utilizamos questionários e entrevistas semiestruturadas, observações de sala de aula, sendo estas gravadas em áudio e convertidas em peças protocolares, constituindo nosso corpo documental. Os resultados encontrados nos mostram como as narrativas escolares são construídas, alteradas e reproduzidas no momento histórico atual ao mesmo tempo em se percebe a atuação dos setores políticos e culturais de direita ultraconservadores em defender e legitimar o período através de falas nos mais diversos instrumentos culturais em geral.

Presidente - 5373 - ANDRÉ VICTOR CAVALCANTI SEAL DA CUNHA
Externo à Instituição - ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA