Banca de QUALIFICAÇÃO: HAVNER GIRÃO DE MOURA CHAGAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HAVNER GIRÃO DE MOURA CHAGAS
DATA : 27/09/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Explorando a arte rupestre como ferramenta pedagógica: experiências didáticas a partir das gravuras rupestres dos sítios arqueológicos: Lagoa das Pedras Pintadas, Alto Santo, Cumbe, Lagoa Ferrada e João Pedro, de Morada Nova, Ceará, Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História, Arte Rupestre, História Indígena


PÁGINAS: 32
RESUMO:

Os povos indígenas no Ceará têm enfrentado um prolongado processo de apagamento de sua história e memória. Desde o século XIX, o discurso oficial tem perpetuado a narrativa de que os povos indígenas desapareceram do Ceará. A presença dessas comunidades no estado, sobretudo, nos sertões é amplamente desconhecida pela sociedade em geral. As consequências dessa política se refletem no ensino de História, onde é notável a quase ausência da presença indígena cearense no currículo e nos materiais didáticos. A descoberta de sítios arqueológicos na região Jaguaribara, como: Cumbe, João Pedro e Lagoa Ferrada, no município de Morada Nova e o Lagoa das Pedras Pintadas, em Alto Santo, CE, marcam a presença histórica dos povos indígenas pretéritos na região. Portanto, a interseção entre a História e a Arqueologia apresenta um potencial significativo para o ensino, abrindo espaço para discussões sobre a utilização da cultura material, em particular da arte rupestre, produzida por populações indígenas do passado, como uma estratégia rica para aproximar os alunos do mundo e do estilo de vida desses povos. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo desenvolver experiências didáticas em sala de aula, com foco nos registros rupestres dos sítios arqueológicos de tais municípios. Pretende-se analisar a arte rupestre desses sítios como recursos propícios para fomentar experiências pedagógicas que promovam a construção do conhecimento histórico e a compreensão da cultura dos povos indígenas que habitaram o Vale do Jaguaribe no passado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS CELESTINO RIOS E SOUZA
Interno - 12259 - Leonardo Cândido Rolim
Presidente - 1848 - VALDECI DOS SANTOS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 20/09/2023 08:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern