Banca de QUALIFICAÇÃO: WALBÊNIO ALVES CARNEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALBÊNIO ALVES CARNEIRO
DATA : 31/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Projeto Africanidades: Uma mecanismo potencializador no ensino das relações étnico-raciais na Profissional Professora Maria Célia Pinheiro Falcão.


PALAVRAS-CHAVES:

Africanidade; Étnico..racial; Ensint; Metodologia


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Mossoró, e lança luz sobre a complexa relação entre Ensino-aprendizag
metodologias ativas e ensino de história na E. E. E. P. Professora m
localizada na periferia da cidade de Pereiro/CE. Focada nas conquist
negros no Brasil e sua ligação intrínseca com a Lei n° 10.639/2003, a
prática do ensino de história em torno das relações étnico raciais e a
ativas como "a sala de aula invertida e as aulas oficinas" co
desenvolvimento do senso crítico dos educandos a respeito da temática
racial na escola. O estudo começa com uma análise do percurso educa
Brasil pós-abolição até a implementação da Lei n° 10.639/2003, que to

ativa como
Estadual de Educação

'rothistoria da UERN em
n, relações étnico-raciais,
ia Célia Pinheiro Falcão,
educacionais dos povos
squisa explora a relação
:ilização de metodologias
o força motriz para o
o combate ao preconceito
onal dos povos negros no
ia obrigatório o ensino da

história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas, ass m como as dificuldades
encontradas pelos professores/historiadores em sala de aula no Brasil C( itemporâneo. A pesquisa
também aborda a relação do ensino de história com a utilização de r etodologias ativas como
potencializadores do processo de ensino-aprendizagem, O trabalho pro õe uma perspectiva para
entender como a referida lei vem sendo trabalhada em sala de ula a partir do projeto
Africanidades, projeto esse desenvolvido na escola em questão com a Ut lização das metodologias
ativas. O objetivo é compreender como a Lei de N° 10. 639/2003 ye i sendo desenvolvida na
escola e como o uso de metodologias ativas podem se tornar verdack ros potencializadores do
estudo desse tema. Isso inclui responder a questionamentos como: de qi maneira os estudantes e
professores enxergam a relação entre o ensino das relações étnico-raciai e o uso das metodologias
ativas? Qual a percepção dos estudantes a respeito da Lei n° 1 . 639/2003 e o projeto
Africanidades? Que impactos e contribuições o Projeto Africanidades tá trazendo para a escola
na percepção dos professores e alunos? E, finalmente, como está send construída a consciência
histórica dos educandos e docentes a partir do debate a respeito do e sino de História para as
relações étnico-raciais na escola? A complexidade dessas questões aponta para desafios na
compreensão de como as várias metodologias pedagógicas influenciar diretamente no processo
de ensino aprendizagem e consequentemente nas construções histórico sociais em torno do tema
das relações étnico-raciais na educação. Ao mesmo tempo, essa co iplexidade e os desafios
inerentes oferecem uma oportunidade rica para explorar a interseção mi tifacetada entre ensino de
história, cultura afrodescendente e metodologias ativas em sala de aul Essa pesquisa, portanto,
não apenas lança luz sobre aspectos educacionais históricos e cont nporâneos da sociedade
brasileira, mas também contribui para o entendimento mais ampio de co o temas sociais sensíveis
e metodológicos se entrelaçam e influenciam uns aos outros em um dinâmica acadêmica em
constante evolução.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2460 - LEMUEL RODRIGUES DA SILVA
Interno - 5375 - MARCILIO LIMA FALCÃO
Externo à Instituição - ISRAEL SOARES DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 17/10/2023 12:50
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