Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS VIRGÍLIO CAVALCANTE FREITAS

DISCENTE : CARLOS VIRGÍLIO CAVALCANTE FREITAS
DATA : 16/11/2023

ECOMUSEU DE MARANCUAPE, ESTADO DO CEARA, BRASIL: EDUCAÇAO PATRIMONIAL E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL.

Nova Museologia; Ecomuseu; Educação Patrimonial.

Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo as ações em Educação Patrimonial desenvolvidas pelo Ecomuseu de Maranguape, localizado na cidade de Maranguape, Estado do Ceará. Será analisado, especificamente, o Projeto Consigo, que desenvolve ações em educação patrimonial, entendido aqui como estratégia metodológica com potencial para se trabalhar com estudantes, temas e conceitos de história local. A análise e reflexão sobre o alcance desse projeto lança algumas possibilidades sobre o papel dos museus comunitários, em especial os ecomuseus, na construção do conhecimento histórico, educação patrimonial, história local, identidade e memória. Nessa perspectiva, entender como foram elaboradas as ações interdisciplinares em educação patrimonial permitirá lançar luzes sobre o desenvolvimento de novas metodologias, abordagens e ações que permitam a apreensão de conhecimentos históricos fundamentais para a construção da cidadania e para a formação da consciência crítica nos estudantes.

Externo à Instituição - CARLOS CELESTINO RIOS E SOUZA
Interno - 12259 - Leonardo Cândido Rolim