ESCOLA, ARQUIVO E MEMÓRIA: O FRACASSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ASSENTAMENTO HIPÓLITO (1990-2000) A PARTIR DOS ARQUIVOS ESCOLARES.
fracasso escolar no meio rural; arquivo escolares; ensino de história.
O fracasso escolar na educação do campo ao longo da história republicana do Brasil tem sido tema de vários debates entre educadores, políticos e movimentos sociais. Esse fracasso é refletido nos sérios problemas educacionais como o baixo desempenho escolar dos alunos residentes em assentamento, sítios ou fazendas. Mediante a tudo isso, a presente dissertação pretende apresentar uma pesquisa sobre os problemas da educação pública rural no Assentamento Hipólito, localizado na cidade de Mossoró-RN, através dos arquivos escolares inseridos na Escola Municipal Evilásio Leão, que é instituição de ensino desse assentamento. A pesquisa tem como objetivo geral revelar os problemas da educação rural desse assentamento criando um censo escolar com tabelas e gráficos mostrando o número de alunos que estavam em situação de abandono escolar, evasão, reprovação e distorção idade-sérieentre os anos 1990 a 2000. Essa dissertação terá como referencial teórico a História da Educação e os arquivos escolares como fonte de pesquisa. Para expandir o debate, os gráficos e as tabelas serão comparados com outros de nível nacional subsidiados pelo IBGE e do Inep/Mec. Os gráficos e tabelas construídos nessa pesquisa serão utilizados não apenas para fins numéricos (quantitativos), mas para também, trazer à tona um debate (qualitativos). O objetivo é construir uma discussão sobre a educação do campo não só a nível local como também a nível nacional.