Banca de QUALIFICAÇÃO: KLÉBER ELÓI DE LIMA MENDES

DISCENTE : KLÉBER ELÓI DE LIMA MENDES
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Google Meet

ENSINO DE HISTÓRIA E PATRIMONIO LOCAL: a memória sobre a libertação dos escravizados em Mossoró (1904-1983)

Ensino de História. Memória. Escravidão

Este trabalho analisa a construção da memória sobre a libertação dos escravizados em Mossoró, ocorrida em 30 de setembro de 1883, e seu uso no ensino de história por meio dos “monumentos” presentes no espaço urbano da cidade. Busca-se, através da narrativa jornalística de O Mossoroense, entender como as festividades cívicas, entre 1904 e 1983, produziram a representação da cidade de Mossoró como Terra da Liberdade. A articulação entre o ensino de história e o uso desses monumentos ocorrerá através da mobilização do conceito de “patrimônio local” e será realizada por meio de mediações didáticas junto aos alunos do 2ª ano do ensino médio, da escola Estadual Professora Maria Stella Pinheiro Costa, localizada na rua Walter Wanderley, s/n. conjunto Liberdade I, em Mossoró, RN. Serão utilizados questionários, relatórios e cadernos de campo produzidos pelos estudantes, matérias jornalísticas sobre o 30 de setembro de1883, monumentos (Estátua da Liberdade, Praça da Redenção), exposições do Museu Municipal Lauro da Escóssia, Boletim Bibliográfico da Prefeitura Municipal de Mossoró e obras dos memorialistas Raimundo Soares de Brito, Raimundo Nonato da Silva, Vingt-Un Rosado e Luís da Câmara Cascudo.

Presidente - 5375 - MARCILIO LIMA FALCÃO
Interno - 2460 - LEMUEL RODRIGUES DA SILVA