Banca de QUALIFICAÇÃO: EVANDRO BENÍCIO MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVANDRO BENÍCIO MOREIRA
DATA : 15/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ESTADO DO CEARÁ (OCHE): A HISTÓRIA REGIONAL COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Aprendizagem Histórica; História Regional; OCHE; Consciência Histórica; Educação Histórica.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A História do Ceará é um assunto pouco abordado nas aulas do ensino Fundamental II e Médio das escolas estaduais. Com a diminuição dos vestibulares regionais promovidos pelas universidades devido à universalização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pelo fato de os conteúdos dos livros didáticos privilegiarem somente algumas regiões, este processo tem sido acelerado. A presente dissertação pretende integrar a história regional aos assuntos estudados nas aulas regulares com a intenção de potencializar o interesse dos discentes. Para isso, pretendemos utilizar como objeto de pesquisa a Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE). A OCHE teve sua 1a edição em 2019 e foi idealizada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Pretendemos analisar o potencial da olimpíada como ferramenta do desenvolvimento da consciência histórica (RÜSEN, 2010). O objetivo do trabalho é analisar como a história regional é discutida pela OCHE. O nosso trabalho pretende contribuir para a promoção do interesse pela disciplina de história, utilizando o estudo da história regional, com a análise de atividades da olimpíada. Para que o objetivo seja alcançado, elaboramos questionários através da ferramenta Google Forms direcionados para alunos e professores que já participaram da olimpíada, na Escola Municipal Gustavo Barroso e no Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó, ambas localizadas na cidade de Fortaleza - CE. Em um segundo momento faremos a seleção de algumas questões objetivas e tarefas das cinco edições da OCHE (2019 a 2023) e uma investigação baseada na análise de conteúdos proposta por Bardin (1977). Posteriormente, pretendemos elaborar uma sequência didática para o 9o ano do ensino fundamental que visa valorizar a história regional através das novas tecnologias, utilizando aplicativos da plataforma Google (Earth, Forms, Maps, Youtube). Pretendemos formar sujeitos históricos conscientes da importância do seu papel na sociedade. O conhecimento dos fatos históricos que estão mais próximos do espaço geográfico do sujeito histórico é uma poderosa experiência em Educação Histórica (LEE, 2001).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ EVANGELISTA FAGUNDES
Interno - 5373 - ANDRÉ VICTOR CAVALCANTI SEAL DA CUNHA
Presidente - 048.129.234-92 - BRUNO BALBINO AIRES DA COSTA - IFRN
Notícia cadastrada em: 29/11/2023 08:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern