Banca de QUALIFICAÇÃO: JEOVA JONATHAN DA SILVA BARBOSA

DISCENTE : JEOVA JONATHAN DA SILVA BARBOSA
DATA : 21/12/2023

“Professor, eu sou preto ou pardo? Não consigo me identificar!” Conflitos em torno da identidade étnico-racial dos estudantes de ensino médio da Escola Estadual Diran Ramos do Amaral

Ensino de História; Relações étnico-raciais no espaço escolar; Identidade étnico-racial; Categorias raciais preto e pardo; Conflitos em torno da identidade negra.

A presente pesquisa busca compreender os conflitos em torno da identidade étnico-racial dos estudantes pretos e pardos do ensino médio da Escola Estadual Diran Ramos do Amaral (EEDRA). Segundo o censo realizado em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o povo negro representa, pela primeira vez na história do nosso país, mais da metada da população brasileira, 54% dessa. As lutas dos Movimentos Negros Organizados no Brasil por políticas públicas destinadas à população negra tem favorecido uma mudança na compreensão dos brasileiros sobre sua pertença étnico-racial. No entanto, ainda há muito a ser feito. A crescente porcentagem da população negra no Brasil, não anula, por exemplo, a existência de conflitos que ainda pairam em torno do processo de identificação étnico-racial de jovens brasileiros, em particular os que se encontram entre as categorias raciais preta e parda. Tais conflitos foram evidenciados, no caso dos estudantes da EEDRA, no momento da aplicação de um questionário diagnóstico o qual os estudantes do ensino médio da instituição foram submetidos. Durante a aplicação, alguns estudantes indagaram: professor, eu sou preto ou pardo? não consigo me identificar!. Dessa pergunta, surge a problemática deste trabalho. Esta pesquisa, invariavelmente, disserta sobre estudantes negros e periféricos que experimentam, por vezes, vivências étnico-raciais duras de se conceber, mas que, por serem resistência, permanecem a caminhada. São esses mesmos estudantes pretos e pardos que tomam o protagonismo desta escrita e me ajudam a construir as reflexões aqui colocadas. Uma das finalidades desta pesquisa é a construção de um minidocumentário que servirá enquanto material didático a ser utilizado nas aulas de História e demais componentes curriculares que pretendam problematizar as questões em torno da identidade étnico-racial dos jovens negros no espaço escolar. Para tanto, usarei como fundamentação teórica a escrita dos seguintes intelectuais: Kabengele Munanga para pensar a questão da mestiçagem e os conceitos de raça, etnia e identidade étnico-racial no Brasil; Neusa Santos Souza para problematizar o processo de compreensão da identidade étnico-racial dos negros e negras brasileiras; bell hooks, Paulo Freire e Barbara Carine Soares Pinheiro para refletir sobre a produção de uma educação antirracista como prática da liberdade.

Externo à Instituição - JULIANA TEIXEIRA SOUZA
Interna - 7969 - ARYANA LIMA COSTA