CLUBE DE LEITURA PARA CRIANÇAS: UMA PROPOSTA A PARTIR DAS IDEIAS DE MATTHEW LIPMAN
Filosofia com crianças; Matthew Lipman; novelas filosóficas.
A presente pesquisa teve como ponto de partida aplicar as novelas filosóficas de Matthew Lipman no contexto escolar, a fim de trabalhar o aprofundamento da reflexão crítico-filosófica transformando a sala de aula em uma comunidade de investigação. O campo de atuação definido foi o Colégio Mater Christi na cidade de Mossoró-RN, instituição na qual leciono as disciplinas de filosofia e sociologia para o ensino médio. Partindo desse problema, vislumbrou-se a possibilidade de promover a extensão da disciplina de Filosofia, utilizando como fundamentação teórica e metodológica a proposta de Filosofia para Crianças criada pelo filósofo norte-americano, resultando na criação de um clube de leituras filosóficas na referida instituição. Inicialmente faremos uma explanação acerca dos pressupostos dessa metodologia, seus conceitos fundamentais e, por último, a estratégia de intervenção com alunos da turma de 5º ano do fundamental anos iniciais da referida escola, recolhendo os dados que surgirão com a intervenção.