OS TEMAS DA FILOSOFIA NO NOVO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO COMO POSSIBILIDADE DA EXPERIÊNCIA DISCENTE EM FILOSOFIA
Ensino de Filosofia; livro didático; PNLD; temas de filosofia; conceito.
Esse trabalho aborda questões sobre as bases conceituais que favorecem o ensino de filosofia no Ensino Médio, como prática efetiva e exequível, através da utilização e da experiência em sala de aula com os novos livros do PNLD 2021 por área do conhecimento. O objetivo desta pesquisa é compreender como a filosofia ensinada, através da abordagem por temas no livro didático em turma do Ensino Médio de escola pública, pode contribuir para que a experiência discente em filosofia se constitua como proposta crítica de aprendizado e enquanto experiência do pensamento como exercício filosófico. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, pautada em autores como Deleuze e Guattari (2010), Gallo (2008, 2209, 2012) Cerletti (2004, 2009), e as bases legais educacionais que fundamentam o ensino de Filosofia enquanto disciplina no Ensino Médio, desde a LDB 9.394/96, até a homologação da BNCC (2018), e a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). A pesquisa-ação/intervenção foi desenvolvida através de aulas auxiliadas pelo novo livro didático da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e buscou analisar se é possível realizar uma experiência discente como exercício filosófico a partir dos temas dispostos no livro.