FILOSOFIA DA PRÁXIS E EDUCAÇÃO: O ENSINO DE FILOSOFIA FUNDAMENTADO EM GRAMSCI
Gramsci; Ensino de Filosofia; Filosofia da práxis; Educação; Concepção de mundo.
Este trabalho tem como título “FILOSOFIA DA PRÁXIS E EDUCAÇÃO: o ensino de filosofia fundamentado em Gramsci”. Na disciplina de filosofia no Ensino Médio atual, é perceptível algumas problemáticas que estão relacionadas às dificuldades dos alunos para refletirem criticamente sobre o conteúdo filosófico, sobre questões da sua realidade e da sua própria vida. Essa questão presente no ensino de filosofia no Ensino Médio dificulta que o aluno entenda seu papel numa metodologia dialógica, preferindo por diversas vezes um tipo de ensino que seja mais tradicional, um modelo mais condizente com a educação bancária tematizada por Paulo Freire. Entendendo que o espaço da disciplina de filosofia no Ensino Médio deva ser um espaço em meio
ao qual exista a pretensão de ensinar e aprender conjuntamente, na relação professor-aluno, uma abordagem na qual o método tradicional de ensino não se encaixa. Surge daí uma dificuldade: como fazer com que os alunos possam ser críticos-reflexivos em um ambiente que supervaloriza a memorização e repetição? Partindo dessa questão, entendemos que o método de educação tradicional/bancária no âmbito da disciplina de filosofia no Ensino Médio dificulta a reflexão e a crítica de temas propriamente filosóficos. Dessa forma, analisaremos as contribuições que a filosofia da práxis de Antonio Gramsci (1891-1937) pode fornecer diante dessa questão, considerando como elementos teóricos basilares os conceitos gramscianos de hegemonia, de intelectual orgânico, bem como da relação entre o senso comum e o bom senso, tudo isso tendo em vista o ensino de filosofia enquanto práxis.