Banca de DEFESA: PATRÍCIA DA SILVA DANTAS

DISCENTE : PATRÍCIA DA SILVA DANTAS
DATA : 27/05/2024
LOCAL: Ambiente virtual

MEMÓRIAS EXPERIENCIAIS NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS, PROJETO DE VIDA E CONSTITUIÇÃO DO “SELF”: UMA ESTRATÉGIA PARA O EXERCÍCIO DO FILOSOFAR NO NOVO ENSINO MÉDIO

Memória Experiencial e Self; Projeto de Vida; Novo Ensino Médio.

Essa dissertação tem como objetivo utilizar o componente curricular Projeto de Vida, presente no Novo Ensino Médio, como estratégia para o exercício do filosofar, tendo em vista que a Filosofia dispõe de uma carga horária reduzida, dificultando o estímulo para o pensar crítico, reflexivo e criativo. A reflexão filosófica permeia o conceito de constituição do self, do filósofo social George Hebert Mead (2010), a respeito da memória experiencial intersubjetiva, conceito presente em Medeiros (2016), a partir das orientações propostas para o Novo Ensino Médio Potiguar (2021), em que o Projeto de Vida não deve ser apenas o planejamento para alcançar objetivos profissionais, mas principalmente para despertar no sujeito o sentido à sua existência e constituir um Self . Assim, essa interface dar-se-á através das Diretrizes para os Itinerários Formativos em especial “O Projeto de Vida” articulada a filosofia social de George Herbert Mead (2010), como estratégia para o exercício do filosofar, formar protagonistas e consequentemente constituir um self social - no olhar para “si”, para o “outro” e para a sociedade. Tomando como base a busca de desenvolver a cidadania e a autonomia do aluno, unir a prática filosófica ao “Projeto de Vida” em torno da formação de vida do estudante. Dentro do currículo do Itinerário Formativo, abre-se a possibilidade de se trabalhar conteúdos que desenvolvam as áreas de anseios por meio de um da construção de um “Projeto para a Vida”. O trabalho almeja auxiliar na construção de um planejamento de suas ações, através de debates com temas que estão diretamente associadas à prática de vida, levando-os a pensar, elaborando estratégias que haja abertura de diálogo e que impulsiona a aquisição do conteúdo a ser trabalhado no Projeto de Vida, envolvendo temas do cotidiano dos estudantes, proporcionando uma busca de conhecimento e valorização de “si” e suas histórias de vida. Os conceitos que norteiam a pesquisa são do filósofo, sociólogo e da psicologia social, George Herbert Mead (2010), nos aspectos teóricos-metodológicos do interacionismo simbólico de Herbert Blumer (2017) , Mead e seus comentadores como Phillip (1996), Casagrande (2012), Medeiros (2016) e Dantas (2020); a Base Nacional Comum Curricular – BNCC; o Novo Ensino Médio Potiguar (2021); que visa a busca do conhecimento de “si” e a construção de uma identidade, por intermédio das relações sociais, e da construção da memória experiencial e histórica, como resultado das experiências de uma memória coletiva por Halbwachs (1990), a educação e a ciência articuladas à resolução de problemas. Estes conceitos devem ser mediados num ambiente de reflexão, escuta e diálogo na escola. Na teoria de Mead este processo de interação conduz o ser a construção de uma identidade, e estes vão colaborar para o crescimento pessoal e social dos alunos.

Externa à Instituição - PRISCILA D'ALMEIDA FERREIRA - UESB
Interna - 2427 - MARIA REILTA DANTAS CIRINO