Banca de DEFESA: RAIANE KELLY DOS SANTOS MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIANE KELLY DOS SANTOS MEDEIROS
DATA : 17/06/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:

PROJETO DE VIDA: UMA EXPERIÊNCIA FILOSÓFICA, NA ESCOLA INTEGRAL, À LUZ DA LOGOTERAPIA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de filosofia; logoterapia; sentido da vida; projeto de vida.


PÁGINAS: 107
RESUMO:

O presente trabalho investiga aspectos do ensinar e aprender Filosofia, no contexto do Novo Ensino Médio, em específico, no âmbito do componente curricular Projeto de vida. O ensino médio consiste no tempo de formação do sujeito, que oportuniza o desenvolvimento de habilidades necessárias para além dos muros da escola. Esta pesquisa possui natureza qualitativa, com uma perspectiva fenomenológica, fundamentada nos pressupostos filosóficos da Logoterapia, realizada através de ações educativas filosóficas, na Escola Cidadã Integral Cônego Machado, situada na cidade de Passagem-PB. A questão que nos orientou neste exercício formativo foi a reflexão acerca do trabalho com o componente curricular Projeto de vida, enquanto experiência filosófica em diálogo com o pensamento de Viktor Frankl, afim de identificar as contribuições para o ensino de Filosofia. Da mesma forma, buscamos uma melhor compreensão da atuação com o Projeto de vida, e o quanto a interface entre a Filosofia e a Logoterapia pode ser valiosa para os jovens estudantes. Para tanto, a fim de refletir sobre o papel da educação e o sentido de vida, buscamos a Logoterapia a partir das obras de Viktor Frankl (2021, 2011, 2016) e, além disso, pelo método fenomenológico de Husserl (2000). Dentre as intervenções educativas realizadas, listamos as seguintes atividades: Café filosófico, roda de conversa e viagem de campo. Após análise dos dados, em registro no diário de campo, consideramos que os alunos tiveram oportunidade para refletir e se desenvolverem enquanto pessoas e cidadãos, ao pensar sobre a capacidade de buscar sentido ao que acontece na vida e assumir as próprias escolhas com liberdade e responsabilidade. Diante disso, conclui-se que o trabalho realizado favoreceu o aprimoramento dos valores criativos, experienciais e atitudinais. O Projeto de vida possibilitou uma experiência filosófica com grande importância para os projetos pessoais e profissionais dos envolvidos, propiciou também a oportunidade de levar o ensino de Filosofia para além das paredes da sala de aula, percebeu-se então o quão relevante se fez para a vida dos participantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DAVID MOISES BARRETO DOS SANTOS - UEFS
Interna - 2427 - MARIA REILTA DANTAS CIRINO
Presidente - 5409 - ROUSEANE DA SILVA PAULA QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 17/05/2024 16:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern