Banca de DEFESA: FRANCISCO JOBIELSON DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO JOBIELSON DA SILVA
DATA : 21/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:

FILOSOFIA E POESIA - UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO FILOSÓFICA PARA O ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE MELO MONTENEGRO NA CIDADE DE IPANGUAÇU/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Filosofia; Poesia popular; Método Paulo Freire; Alfabetização filosófica.


PÁGINAS: 167
RESUMO:

Discute-se, nesta dissertação, a aplicação de uma proposta de intervenção a partir de reflexão realizada com base nos excertos de textos filosóficos utilizados nas aulas de Filosofia, que não afetavam de maneira positiva os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro (Ensino Médio em Tempo Integral), em Ipanguaçu/RN. Desse modo, tem-se como objetivo analisar a intervenção educativo-filosófica desenvolvida a partir de um conjunto de unidades didáticas centradas no método Paulo Freire,utilizando a poesia popular de Traíra(1986) e Caldas (2009) como base para a constituição de palavras geradoras, estabelecendo uma relação entre o pensar racional e o pensar poético. A fundamentação teórica se baseia nos estudos de Platão (2001),em relação à filosofia e à poesia,além de Aristóteles (1964), Zambrano(2021) e Nietzsche (2012; 2009; 2008; 2005), constituindo-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação,em que se avalia a metodologia de alfabetização filosófica através da poesia popular.A proposta de intervenção desenvolveu-se a partir de discussões sobre filosofia, apresentação do conceito de sertão e das características da poesia popular sertaneja, além do estudo de um conjunto de unidades didáticas. Os resultados mostraram que, a partir da visão de Freire (2022; 2011; 2001; 1997; 1963), houve reconhecimento da identidade cultural dos educandos, utilizando-se a poesia popular como o “ser”, com versos impregnados de marcas identitárias do povo do Vale do Açu.Como conclusão, depreende-se que é possível utilizar a poesia popular nas aulas de filosofia,como proposta de produção escrita em um determinado gênero textual, e que a poesia popular de Traíra (1986) e Caldas (2009) pode ser uma forma de aproximação entre o estudante e o saber filosófico. Além disso, concluímos que, por meio do método Paulo Freire, é possível que os estudantes comecem a ler poemas populares e passem a interpretá-los de maneira filosófica, sistematizando as ideias em produções escritas sobre os poemas, construindo significados e efetivando uma forma de alfabetização filosófica. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FLÁVIO JOSÉ DE CARVALHO - UFCG
Presidente - 705.815.334-53 - LINDOALDO VIEIRA CAMPOS JÚNIOR - IFRN
Interno - 4908 - MARCOS DE CAMARGO VON ZUBEN
Notícia cadastrada em: 21/05/2024 07:52
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