Banca de DEFESA: ELANNE MARIA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELANNE MARIA RODRIGUES
DATA : 09/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:

PEDAGOGIA DE PROJETOS EM VISTA DO INCENTIVO À LEITURA REFLEXIVA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, NA REDE PÚBLICA PARAIBANA.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de filosofia; Pedagogia de projetos; Leitura reflexiva.


PÁGINAS: 198
RESUMO:

O problema que motiva esta pesquisa é o desinteresse dos alunos do ensino médio pela leitura de textos filosóficos. Um fato frequentemente observado pelos professores de filosofia no ensino médio. Os alunos desenvolvem resistência quanto à disciplina de filosofia por meio das dificuldades de leitura que encontram diante dos textos filosóficos. Dessa forma, se distanciam da oportunidade de desenvolverem um pensamento mais crítico e reflexivo mediante o potencial filosófico. Nesse sentido, questionamos: quais estratégias podem ser criadas em vista de envolver os alunos com as temáticas dos textos filosóficos? É possível contribuir através do trabalho com a Pedagogia de Projetos para os alunos desenvolverem interesse pelos textos filosóficos? De que maneiras o ensino de filosofia no nível médio pode contribuir para a relação e aperfeiçoamento dos alunos com a leitura de maneira reflexiva? Para tanto, justificamos a pesquisa pelo potencial da filosofia em ser espaço de desenvolvimento de conhecimentos e de elaboração de pensamento crítico; bem como pelas possibilidades lúdicas que envolvem a Pedagogia de Projetos, visamos demonstrar que, através do trabalho com projetos didáticos, pode contribuir na superação do desinteresse dos alunos do ensino médio pela leitura de textos filosóficos; ao mesmo tempo, favorecer a superação de suas dificuldades de leitura que encontram diante dos textos filosóficos. Dessas inquietações propomos o seguinte Tema: “Ensino de filosofia: pedagogia de projetos em vista do incentivo à leitura reflexiva com estudantes do 2º ano do ensino médio em escola pública do Estado da Paraíba”, o qual pretende como objetivo geral: investigar e colocar em prática ação educativo-filosófica através do trabalho com a Pedagogia de Projetos didáticos frente às dificuldades de leitura de alunos de uma escola pública de ensino médio na cidade de Monte Horebe, no Estado da Paraíba, de resultantes no desinteresse pela leitura de textos filosóficos. Tomamos por base o pensamento do educador e filósofo John Dewey (1980), o qual defende uma educação democrática e capaz de dar sentido ao contexto histórico e social, ao qual os estudantes estão inseridos. Na proposta de trabalho com projetos, Nogueira (2008) fornece elementos essenciais para a elaboração de projetos de trabalho; já os escritos de Rodrigo (2009), apresenta os desafios de se ensinar filosofia no contexto em que as escolas atendem muitos alunos por sala de aula, e os argumentos de Cerletti (2009), um ensino de filosofia como problema filosófico. Trata-se, portanto, de pesquisa qualitativa com a metodologia da pesquisa-ação, a qual, de acordo com Ghedin; Franco (2011), tem o potencial de gerar em algum nível, transformações ao ambiente pesquisado. Ao final da pesquisa identificamos que, durante a execução do projeto, as habilidades de leitura e compreensão dos textos pelos estudantes foram ressignificadas. Os estudantes se mostraram mais envolvidos com as leituras propostas e, sobretudo, instigados a fazerem conexões entre os textos lidos e suas próprias experiências, enriquecendo ainda mais a discussão. Portanto, esse exercício filosófico se firmou como possível estratégia de motivação e maior envolvimento dos estudantes com a leitura e com o conteúdo filosófico proposto de maneira reflexiva.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LEONI MARIA PADILHA HENNING - UEL
Presidente - 2427 - MARIA REILTA DANTAS CIRINO
Interna - 5409 - ROUSEANE DA SILVA PAULA QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 04/06/2024 11:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern