Banca de DEFESA: ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA

DISCENTE : ANTONIO MARCOS DE OLIVEIRA
DATA : 25/07/2024
LOCAL: Ambiente virtual

O ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA NA PERSPECTIVA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Educação; Rousseau; Cidadania.

Este estudo aborda o papel do pensamento filosófico no desenvolvimento de uma educação para a cidadania no Ensino Médio, sob a perspectiva de Jean-Jacques Rousseau. Para desenvolver este projeto foi necessário adotar uma metodologia que permita aprofundar a compreensão sobre o tema e coletar dados relevantes para a pesquisa. A justificativa para este estudo foi fundamentada na importância de uma formação integral dos estudantes, que vai além do mero acúmulo de conhecimentos técnicos e acadêmicos. Para o desenvolvimento deste trabalho, a pesquisa desenvolvida ocorreu junto aos alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola particular, a Escola Normal Rural, da cidade de Limoeiro do Norte-Ceará através da abordagem metodológica pesquisa-ação. O problema trabalhado e desenvolvido no projeto foi: qual o impacto do ensino da Filosofia, a partir das reflexões sobre Rousseau, no desenvolvimento de competências cidadãs e éticas dos estudantes do Ensino Médio? Foi utilizada a metodologia ativa da Aprendizagem baseada em problemas que oferece uma abordagem participativa e contextualizada para explorar o tema da filosofia no Ensino Médio, em consonância com a perspectiva de Jean-Jacques Rousseau. Essa abordagem estimula o pensamento crítico, a reflexão ética e o engajamento cidadão dos estudantes, contribuindo para uma educação mais significativa e transformadora. Os alunos foram divididos em grupos e desafiados a explorar a questão-problema por meio de pesquisas, discussões em grupo e análises de textos filosóficos relacionados. Os grupos foram incentivados a buscar soluções criativas e fundamentadas para o problema proposto, apresentando suas conclusões em seminários. O projeto dedicado ao estudo da filosofia de Jean-Jacques Rousseau trouxe resultados significativos e impactantes para os alunos do Ensino Médio. Ao longo das aulas, os estudantes puderam explorar profundamente os princípios educacionais propostos pelo filósofo, como a educação natural, a importância do contrato social e o desenvolvimento integral do indivíduo. As apresentações realizadas pelos grupos permitiram uma análise crítica e reflexiva sobre esses temas, destacando como as ideias de Rousseau ainda são relevantes na contemporaneidade.

Externo à Instituição - MARCIO DE LIMA PACHECO - UFRN
Interna - 2427 - MARIA REILTA DANTAS CIRINO