Dissertação do Núcleo do Prof-Filo/Uern é indicada para representar nacionalmente o Mestrado Profissional em Filosofia ( PROF-FILO) junto ao PRÊMIO ANPOF DE DISSERTAÇÕES 2024.

Com muita alegria e honra comunicamos à comunidade acadêmica que a dissertação intitulada “A FILOSOFIA COMO EXERCÍCIO ESPIRITUAL EM PIERRE HADOT: REPENSANDO O ENSINO FILOSÓFICO COM VISTAS À AUTONOMIA E À EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO”, de autoria do Professor Mestre Francisco Nobre de Almeida Neto, egresso do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, Núcleo Uern, foi indicada pelo referido Programa para concorrer ao PRÊMIO ANPOF DE DISSERTAÇÕES 2024.

A dissertação do egresso Francisco Nobre, orientada pela professora Dra. Maria Reilta Dantas Cirino/Uern, foi indicada por uma comissão nacional de avaliação que assim se pronunciou: “A pesquisa envolveu um processo planejado e fundamentado filosoficamente na perspectiva da filosofia considerada modo de vida e explicitada por meio dos chamados exercícios espirituais, do filósofo francês Pierre Hadot, e da emancipação intelectual de Jacques Ranciére. A ação educativo-filosófica tomou a forma metodológica de uma pesquisa-ação em virtude do intento de solucionar/amenizar uma situação-problema percebida na Escola Estadual Querubina Silveira, no município de Cerro Corá/RN. Ao final, na análise dos resultados, o pesquisador “[...] apontou para a possibilidade de um reposicionamento da filosofia no contexto escolar e o seu fortalecimento graças ao protagonismo dos(as) estudantes durante a investigação.”
Parabéns Professor Mestre Francisco Nobre, parabéns ao corpo docente e administrativo do Núcleo Uern. O texto, na íntegra, pode ser acessado em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/listaTrabalhoConclusao.xhtml;jsessionid=TtIgtghdawz1oxZUR4skga1C.sucupira-204

Notícia cadastrada em: 27/06/2024 07:50