Banca de QUALIFICAÇÃO: REJANE EDNA DOS SANTOS AZEVEDO

DISCENTE : REJANE EDNA DOS SANTOS AZEVEDO
DATA : 16/07/2024
LOCAL: Câmara Municipal de Cruzeta

MEMÓRIA EXPERIENCIAL DA FILOSOFIA EM SALA DE AULA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O SELF AMBIENTAL EM GEORGE HERBERT MEAD

Memória experiencial; Self Ambiental; George Herbert Mead; meio ambiente; Filosofia no Ensino Fundamental.

O trabalho Memória Experiencial da Filosofia em Sala de Aula no Ensino Fundamental: o Self Ambiental em George Herbert Mead, objetiva um estudo sobre as concepções filosóficas do cuidado na filogenia e ontogenia, apresentadas por George Herbert Mead, com o intuito de construir coletivamente uma proposta de Ação Educativa Filosófica para despertar nos estudantes do 3o ano A, do Ensino Fundamental da Escola Estadual Otávio Lamartine (EEOL), na cidade de Cruzeta-RN, uma Inteligência Reflexiva, capaz de desenvolver através das vivências de sala de aula, do exercício do filosofar, da “linguagem e das experiências” em Mead, um “nível de consciência”, que transforme sua forma de pensar no olhar para “si”, para o “outro” e, consequentemente, mostre um grau de responsabilização social com o meio ambiente, que possibilite a constituição de um Self ambiental. A primeira parte da investigação abrange uma pesquisa bibliográfica, cujos aspectos teórico-metodológicos são baseados no interacionismo simbólico de George Herbert Mead, numa abordagem qualitativa, trazendo como fontes primárias para nortear a pesquisa, a concepção de George Herbert Mead nas obras Mente, Self e Sociedade, organizada por Charles W. Morris (2010), The Philosophy of Education (2008), The Philosophyof the Act (1938), A Filosofia do Presente (1932), como também em fontes secundárias que subsidiarão os estudos, tais como, Edgar Morin (2003), A cabeça Bem-Feita, Philip (1996), Medeiros (2008, 2010, 2022), Casagrande (2012), Dantas (2020), Carson (1969), dentre outros estudiosos que pesquisam sobre as categorias analíticas, bem como seus comentadores. A segunda parte do trabalho compreende uma Proposta de Ação Educativa Filosófica, seguida da coleta e análise de dados. A relevância do trabalho justifica-se a priori, pela urgência de se pensar em soluções para a grave situação ambiental que o mundo enfrenta, depois, pelo fato de que há poucos estudos em que a questão do meio ambiente é tratada numa perspectiva filosófica e, pelo menos até o momento, são desconhecidas pesquisas em que o conceito meadiano de self é pensado no contexto do meio ambiente, ou seja, trata-se da criação de um novo conceito filosófico, o Self Ambiental.

Interna - 2427 - MARIA REILTA DANTAS CIRINO
Presidente - 3818 - SHIRLENE SANTOS MAFRA MEDEIROS