Banca de DEFESA: ANTÔNIO LÁZARO VIEIRA BARBOSA JUNIOR

DISCENTE : ANTÔNIO LÁZARO VIEIRA BARBOSA JUNIOR
DATA : 09/08/2024
LOCAL: Ambiente virtual

OFICINA DE ESCRITA FILOSÓFICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL EM NATAL/RN

Escrita filosófica; argumentação; competências e habilidades de escrita.

A escrita, além de ser uma forma privilegiada de transmissão de ideias filosóficas, também é um elemento que deve ser explorado no contexto de ensino-aprendizagem de filosofia, sendo necessário realizar atividades que permitam o desenvolvimento de competências e habilidades de escrita por parte dos estudantes. Em que pesem as dificuldades nesse sentido, é importante explorar o interesse dos alunos, pois é possível haver algumas produções escritas de qualidade considerável, a ponto de apresentarem marcas autorais. Partindo desse pressuposto, e com base nas reflexões de Friedrich Schiller sobre a educação estética (em especial os conceitos de impulso sensível, impulso formal e impulso lúdico) e a transmissão de ideias por meio da escrita, o objetivo deste trabalho foi investigar as condições em que os estudantes realizam suas produções escritas em filosofia por meio de uma oficina de escrita filosófica. A pesquisa possui cunho qualitativo, de caráter exploratório, e será realizada na forma de um estudo de caso único integrado, no qual a escola é a unidade de caso e os estudantes, as turmas e as produções escritas (duas por estudante) são as unidades de análise integradas. Participaram do estudo sete estudantes de três turmas distintas. Ao longo de um bimestre letivo, os participantes do estudo foram acompanhados e participaram de uma sequência didática na qual realizaram duas produções textuais, que foram recolhidas e analisadas a partir dos critérios de coesão, coerência, rigor na argumentação e marcas autorais (uma no início e outra no final do bimestre). Após a execução da sequência didática, os estudantes foram entrevistados com o fim de avaliar suas percepções acerca das produções escritas que realizaram. Os resultados das análises das produções textuais e dos dados coletados nas entrevistas foram correlacionados entre si, o que foi seguido de uma discussão dos casos estudados entre si e com a literatura disponível sobre a escrita filosófica no ensino médio. Embora tenha havido uma melhora na qualidade das produções textuais e os estudantes participantes tenham avaliado favoravelmente sua participação no estudo, foram identificadas dificuldades como a falta de uma associação de conhecimentos prévios à realização das produções escritas e a falta de uma conexão mais clara entre o tema das produções textuais dos estudantes e o texto lido em sala de aula por parte do professor. As conclusões do estudo apontam que o acompanhamento das produções escritas permite uma melhora na qualidade destas, mas exige que o professor encontre mecanismos para efetuar melhores devolutivas, além de orientar e motivar melhor os estudantes na participação do processo.

Presidente - 1886 - ANTÔNIO JULIO GARCIA FREIRE
Interna - 8078 - MARIA JOSÉ DA CONCEIÇÃO SOUZA VIDAL