Banca de QUALIFICAÇÃO: ÂNGELA SOUZA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÂNGELA SOUZA DE MEDEIROS
DATA : 23/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO:

INFÂNCIAS E FILOSOFIA: INVENÇÕES EM EXPERIÊNCIAS DE PENSAMENTO COM CRIANÇAS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:
Filosofia com crianças; Experiências de pensamento; Infâncias; Walter Kohan.

PÁGINAS: 99
RESUMO:

O projeto de pesquisa intitulado "Infâncias e Filosofia: Invenções em Experiências de Pensamento com Crianças do 3o Ano do Ensino Fundamental" aborda os desafios e  estratégias para potencializar o desenvolvimento do pensamento filosófico com crianças de uma escola privada no município de Caicó/RN. Tem como objetivo investigar, identificar e criar condições educativo-filosóficas na perspectiva de potencializar experiências de pensamento com crianças. Reconhecendo na infância a capacidade para o pensar e importância de provocar nas crianças o pensar filosófico, o estudo investiga as condições necessárias para que alunos do 3o ano do Ensino Fundamental vivenciem experiências de pensamento nas aulas de filosofia. Inspirada na proposta de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman (1990; 1995; 2001; 2002), que acreditava que o exercício do pensamento filosófico desde a infância poderia resultar em adultos com melhor capacidade de argumentação e pensamento coerente, a presente pesquisa propõe a implementação de 08 (oito) sessões (rodas de conversas). Tais rodas de conversas visam criar um espaço para a argumentação e construção do pensamento crítico, seguindo o movimento de "Filosofia com Crianças" coordenado por Walter Kohan (2000, 2003; 2007; 2008; 2012), que valoriza a potência do pensar das crianças e a construção de relações de confiança, afetividade e interação através da filosofia e infâncias. A pesquisa é de natureza qualitativa e utiliza a metodologia de estudo de caso para explorar uma realidade específica trazendo a problemática: que condições são necessárias para que as crianças do 3o ano do ensino fundamental, de uma escola privada no município de Caicó/RN, vivenciem experiências de pensamento nas aulas de filosofia? mediante os seguintes procedimentos: análise documental, observações, questionários, fotografias, gravações e transcrições de áudios, na perspectiva de construir e interpretar dados em diálogo com os conceitos de infância (Kohan, 2003) e de experiência de pensamento (Kohan, 2012). Através deste estudo, espera-se contribuir para a prática profissional de ensino de filosofia na infância, oferecendo inspirações e estratégias para engajar as crianças em questões filosóficas, promovendo experiências de pensamento com potencial de vivências educativo-filosóficas com as crianças na escola. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2427 - MARIA REILTA DANTAS CIRINO
Interno - 4908 - MARCOS DE CAMARGO VON ZUBEN
Externo à Instituição - WALTER OMAR KOHAN - UERJ
Notícia cadastrada em: 02/08/2024 07:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern