Banca de QUALIFICAÇÃO: DÉBORA ARAÚJO DE MEDEIROS

DISCENTE : DÉBORA ARAÚJO DE MEDEIROS
DATA : 02/08/2024
LOCAL: Ambiente virtual

AS MEMÓRIAS EXPERIENCIAIS E HISTÓRICAS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EM GEORGE HERBET MEAD E O ENSINO DE FILOSOFIA

Filosofia da educação; memória; Mead.

A pesquisa dissertativa sobre “As Memórias Experienciais e Históricas da Filosofia da Educação em George Herbert Mead e o Ensino de Filosofia” teve como bases teóricometodológicas o Interacionismo Simbólico meadiano e a obra The Philosophy of Education, uma das primeiras traduções da filosofia da educação, publicada nos Estados Unidos pela Editora Paradigm Publishers em 2008. Esses estudos, ainda em fase embrionária, buscam averiguar as contribuições filosóficas de Mead para a educação no Brasil, sua interface com John Dewey na Escola de Chicago e a influência de expressivos educadores e filósofos brasileiros como Anísio Teixeira e Paulo Freire, entre outros, para o Ensino de Filosofia. Ademais, a pesquisa torna-se desafiadora por ser uma das primeiras discussões no Brasil no campo da memória histórica, documental e experiencial, utilizando a memória como recurso epistêmico para ações educativas filosóficas, com o uso do cinema na escola. Essas experiências dissertativas no Mestrado Profissional de Filosofia (PROFFILO), mais precisamente no Ensino de Filosofia e sociologia, foram articuladas a partir das memórias cinematográficas filosóficas e interativas em sala de aula, visando despertar nos estudantes o amor pela filosofia e o exercício do filosofar. Essas experiências filosóficas cinematográficas foram realizadas inicialmente na Escola Cidadã Integral Olívia Saraiva Maia, no Estado da Paraíba, e posteriormente na Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo, na Educação de Jovens e Adultos, na cidade de Caicó, no Estado do Rio Grande do Norte, buscando conhecer as concepções de identidade, promover o pensamento crítico-emancipatório, a reflexividade e o interesse nas aulas de Filosofia e Sociologia, a partir do olhar para “si” e para o “outro” na constituição do Self, seus papéis sociais e sua identidade filosófica, ou Self Filosófico. Na filosofia meadiana, a memória é um elemento essencial para constituição do Self, construída no processo interativo pela linguagem e experiências ao longo da trajetória de vida dos sujeitos. Nesse sentido, Mead (2008), um filósofo americano, introduziu o conceito de Self, destacando a importância da interação social e da linguagem na formação da identidade do sujeito. Seus conceitos filosóficos da educação utilizam a ciência na resolução de problemas, na compreensão do tipo de homem que queremos formar e para que sociedade atuar, analisando o papel da escola e os conteúdos curriculares interdisciplinares numa travessia filosófica cinematográfica intersubjetivasubjetiva, visando uma educação para ética, advinda do processo social.

Presidente - 3818 - SHIRLENE SANTOS MAFRA MEDEIROS
Interna - 5409 - ROUSEANE DA SILVA PAULA QUEIROZ