Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINALDO ROMÃO DE LIMA

DISCENTE : FRANCINALDO ROMÃO DE LIMA
DATA : 30/08/2024
LOCAL: Ambiente virtual

A FILOSOFIA NO NOVO ENSINO MÉDIO E AS CONTRIBUIÇÕES DE ISTVÁN MÉSZÁROS PARA UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E EMANCIPADORA

Ensino de Filosofia; Novo Ensino Médio; educação integral e emancipadora.

Esta dissertação aborda o papel da filosofia no contexto do Novo Ensino Médio, destacando as contribuições de István Mészáros baseadas na obra: A Educação Para Além do Capital”, em uma perspectiva integral e emancipadora. Com a abordagem no desenvolvimento do pensamento crítico e na formação de cidadãos (ãs) autônomos (as), busca-se compreender como a filosofia pode ser uma ferramenta essencial para promover uma educação que transcenda a mera transmissão de conhecimento a partir da turma do 1º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral na cidade de Tenório-PB. A dissertação tem como objetivo central investigar como a filosofia pode ser efetivamente construída no Novo Ensino Médio, promover um Letramento Filosófico fundamentado nos princípios propostos por Mészáros, identificar as melhores práticas para o ensino de filosofia e avaliar os impactos dessa abordagem no desenvolvimento do pensamento crítico e na formação dos alunos. A metodologia será baseada nos estudos da memória de Shirlene Santos Mafra Medeiros (2016), como recurso epistêmico, da filosofia em sala de aula, aproximando narrativas das memórias históricas e documentais, além de considerar a Escola como um lugar de memória, com base em Pierre Nora (1993); e desenvolver uma práxis educacional que vá além do capital, conforme István Mészáros (2005), Libâneo (2005 ) Pedagogia Crítico Social dos Conteúdos, Saviani (2008) com a Pedagogia Histórico-Crítica; Boaventura Santos (2010) com a Descolonização dos conhecimentos e Anísio Teixeira (1995) sobre a Educação Integral. A utilização da memória experiencial, conforme materializado por Medeiros (2016), e da filosofia em sala de aula e nas ações educativas filosóficas visa promover um letramento filosófico, subsidiado pelas experiências filosóficas críticas e emancipatórias, que possibilite ao estudante do Novo Ensino Médio um nível de consciência filosófica. Constituirá numa pesquisa-ação, com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa-ação permitirá a implementação prática das ideias de Mészáros na sala de aula, promovendo dinâmicas convidativas entre teoria e prática. Serão realizadas ações educativas filosóficas e pedagógicas envolvendo atividades de leitura, discussão, debates e reflexão crítica. Os resultados serão coletados por meio de observações, entrevistas, sessões e análise de textos produzidos pelos alunos. Espera-se que os resultados desse estudo impulsionem insights valiosos sobre como a filosofia pode ser eficazmente ensinada no Novo Ensino Médio, em linha com as perspectivas de István Mészáros. Essa pesquisa visa responder a um desafio atual na educação: Como integrar a filosofia de maneira eficaz no Novo Ensino Médio, promovendo uma educação que transcenda a mera formação para o mercado e o acúmulo de informações. O desenvolvimento desse trabalho deve oferecer uma base sólida para a promoção de uma educação integral, emancipadora e transformadora no contexto do Novo Ensino Médio.

Externo à Instituição - LUIZ ARTUR DOS SANTOS CESTARI - UESB
Interno - 4908 - MARCOS DE CAMARGO VON ZUBEN