Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRIVAL DA SILVA SANTOS

DATA : 23/09/2024
LOCAL: Ambiente virtual

A EDUCAÇÃO COMO INSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DA MORALIDADE HUMANA EM KANT

Educação; Moral; Formação; Autonomia; Kant.

A presente dissertação, intitulada “A educação como instrução e formação da moralidade humana em Kant”, fruto de uma pesquisa de mestrado profissional, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – PROF-FILO, tem por objetivo abordar o tema da educação e a formação moral dos estudantes desde o ensino básico e sua relação com a educação escolar atual a partir do pensamento pedagógico do filósofo Immanuel Kant. Trata-se de uma pesquisa metodológica analítica e interpretativa, priorizando a revisão bibliográfica e o esclarecimento conceitual de uma argumentação crítica e reflexiva. Inserida na linha de pesquisa do ensino de filosofia, este trabalho busca esclarecer conceitos enunciados na filosofia pedagógica de kant, refletindo as suas contribuições para pensar a formação da educação moral, bem como aplicar e atualizar suas contribuições pedagógicas para pensarmos a educação na atualidade. Mostrando o desenvolvimento do pensamento racional como um processo para a formação contínua de uma educação moral, crítica e autônoma, capaz de compreender a filosofia como um instrumento essencial para promover uma educação que começa desde a infância com os devidos cuidados dos pais ou responsável nesta formação que se inicia também no ensino básico - aos estudantes da Turma da EJA, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coriolano de Medeiros de Patos-PB. identificar as melhores práticas para o ensino de filosofia e avaliar os impactos dessa abordagem no desenvolvimento do pensamento crítico e na formação dos alunos. Por educação, Kant entende um processo que dura a vida inteira e que tem como finalidade última a formação do homem enquanto ser moral. Afirma que o ser humano não nasce ser moral, torna-se moral através da formação educativa. Dessa forma, a educação deve começar logo quando a criança nasce, isto é, nessa primeira fase a criança necessita apenas de cuidados físicos. Na segunda etapa, surge a disciplina que ajuda nesse processo formativo para controlar as paixões e os instintos animalescos. A disciplina aos poucos vai afastando o ser humano do estado de selvageria e preparando para o mundo da cultural e da moralidade. Para isso, precisa-se desenvolver a razão, que o momento da terceira etapa que serve de instrução, para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, onde reinaria a paz perpétua. Kant afirma categoricamente que, se todos os homens agissem moralmente, a humanidade estaria a caminho de um estado cosmopolita universal, onde seriam desenvolvidas todas as disposições naturais da espécie humana. Assim, a pesquisa também discorre sobre os desafios e as perspectivas à formação da educação moral na atualidade e vê na instituição escolar, mediante processos formativos de ensino e aprendizagem, uma contribuição efetiva para a retomada de processos de formação do ser humano, entendidos enquanto educação integradora, com ênfase na formação moral, crítica, reflexiva e autônoma dos estudantes.

Externo à Instituição - CARLOS MOISÉS DE OLIVEIRA - IFRN
Presidente - 8078 - MARIA JOSÉ DA CONCEIÇÃO SOUZA VIDAL