A LOGOTERAPIA NO ENSINO DE FILOSOFIA: REFLEXÕES SOBRE O SENTIDO DA VIDA PARA ESTUDANTES E O PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ANGELITA FÉLIX BEZERRA – LAGOA NOVA/RN
Ensino de Filosofia; Logoterapia; Niilismo. Pedagogia do Sentido; Sentido da Vida.
A presente dissertação aborda o processo de ensino-aprendizagem da Filosofia no Ensino Médio a partir da Logoterapia na Escola Estadual em Tempo Integral Angelita Félix Bezerra, no Município de Lagoa Nova/RN, com o objetivo geral de despertar os alunos e o docente para a superação do niilismo passivo apontado por Nietzsche através da busca de um sentido para a vida assinalado por Viktor Frankl. Os objetivos específicos são explorar os conceitos de niilismo e amor fati em Nietzsche e os conceitos vontade de sentido, liberdade da vontade e sentido da vida da Logoterapia de Viktor Frankl, entender as contribuições e práticas da Logoterapia para a educação, propor a ação educativa prática Encontros-debates filo-logo-educativos: educar para o sentido da vida no contexto do Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Seu aporte teórico consiste em algumas das principais obras de Nietzsche, de Viktor Frankl e comentadores. A metodologia proposta é a denominada de dupla face: a primeira recorre à pesquisa bibliográfica e a segunda diz respeito à tipologia qualitativa com metodologia pesquisa-ação.