A AULA DE FILOSOFIA COMO OFICINA DE CONCEITOS NO ENSINO MÉDIO: uma possibilidade para o filosofar
Filosofia; Pedagogia do Conceito; Oficina de Conceitos.
A presente pesquisa visa, numa ação educativa-filosófica, aplicar “Oficina de Conceitos” com estudantes de Filosofia no Ensino Médio. Para tanto, a partir da perspectiva filosófica segundo a qual a Filosofia consiste na criação de conceitos, conforme propõem Gilles Deleuze e Félix Guattari na obra O que é Filosofia?, e seguindo a metodologia, que faria jus à pedagogia do conceito, elaborada pelo filósofo e educador brasileiro Silvio Gallo, será desenvolvida uma ação educativa-filosófica com a turma da 2ª ano B do Colégio Menino Deus na cidade de Mossoró/RN. A hipótese que guia a pesquisa é a de que a ação educativa-filosófica baseada na “Oficina de Conceitos” poderia propiciar aos estudantes de filosofia maior protagonismo na própria formação filosófica, pois a metodologia das oficinas exporia os estudantes a um ambiente mais ativo e criativo. Dessa forma, no processo de ensino-aprendizagem, os estudantes não seriam meros reprodutores e repetidores dos conceitos elaborados pela tradição filosófica.