OS TEMAS DA FILOSOFIA NO LIVRO DIDÁTICO E A PRODUÇÃO DE CONCEITOS COMO INSTRUMENTOS DA EXPERIÊNCIA DISCENTE EM FILOSOFIA
Ensino de Filosofia; livro didático; PNLD; filosofia temática; conceito.
Esse trabalho aborda questões sobre as bases conceituais que favoreçam a uma prática efetiva e exequível do ensino da filosofia no Ensino Médio a partir da utilização e da experiência com os novos livros do PNLD 2018, por área do conhecimento, em sala de aula. O objetivo da pesquisa desenvolvida é compreender como a filosofia pela abordagem temática no livro didático em turma do Ensino Médio de escola pública pode contribuir para que a experiência discente em filosofia se constitua como proposta crítica de aprendizado e enquanto compreensão e produção de conceitos. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica pautada em autores Deleuze-e-Guattari (2010), Gallo (2008, 2209, 2012) Cerletti (2004, 2009), e as bases legais educacionais que fundamentam o ensino de Filosofia enquanto disciplina no Ensino Médio: LDB 9.394/96, OCNs (2006), PCNs (2009), decretos, leis e a BNCC (2018).