PROFESSOR DA UERN APRESENTARÁ DOIS TRABALHOS EM EVENTO INTERNACIONAL

O professor Fábio Lúcio de Departamento de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DE/Facem/UERN) apresentará dois trabalhos no XI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población (ALAP) que reúne pesquisadores da América Latina para discutir os novos desafios e contribuições da demografia geral e demografia econômica.

O evento será entre os dias 9 a 13 de dezembro de 2024, em Bogotá, capital da Colômbia.

O primeiro trabalho chama-se “Primeira Paternidade no Brasil: Uma Análise Comparativa dos Determinantes Sociodemográficos entre Homens da Cidade e do Campo”. “A pesquisa analisa os fatores que influenciam a decisão de primeira paternidade entre homens urbanos e rurais no Brasil. A pesquisa revela que, enquanto homens em áreas urbanas tendem a postergar a paternidade, em zonas rurais, a transição para a paternidade ocorre mais cedo, sendo fortemente influenciada pela escolaridade e pela raça”, explicou o professor.

O segundo estudo é intitulado “Padrões e Determinantes do Uso de Métodos Contraceptivos por Mulheres no Brasil: Uma Análise Compreensiva das Características Sociodemográficas e de Saúde”. “O trabalho investiga os fatores que determinam a escolha e o uso de métodos contraceptivos entre as mulheres brasileiras. O estudo destaca que a pílula é o método mais comum, seguido pela camisinha e pela laqueadura, e aponta que fatores como estado civil, área de residência e nível de educação são determinantes significativos nessas escolhas”, frisou.

Ambos os trabalhos contaram com a participação do professor Lauro Nogueira, que é vinculado à Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Tanto Fábio como Lauro atuam como professores do Programa de Pós-Graduação Em Economia da UERN.

Além destes trabalhos, Fábio Lúcio também é coautor de outras duas pesquisas que estarão no ALAP.

“Além desses, também participo como coautor em dois outros estudos em parceria com o Ricardo Ojima, professor do PPGDEM/UFRN e Paiva Rebouças, aluno de doutorado do PPGDEM. O primeiro é o artigo ‘Demografia Sonora: A Relevância do Podcast Rasgaí como Canal de Popularização da Ciência e Fortalecimento da Cultura do Conhecimento Demográfico no Brasil’, que examina o impacto desse podcast na divulgação científica no Brasil. O segundo estudo analisa a atuação do Observatório do Nordeste para Análise Sociodemográfica da Covid-19 (ONAS-Covid19), destacando seu papel na disseminação de informações durante a pandemia”, conta.

O ALAP terá como tema “Los ‘nuevos’ escenarios demográficos: los aportes de los estudios de población en América Latina y el Caribe”.

“A aceitação desses trabalhos no congresso representa um marco significativo tanto para minha trajetória acadêmica quanto para minha atuação no Programa de Pós-Graduação Em Economia da UERN. Participar de um evento deste porte é uma oportunidade única para compartilhar nossas pesquisas e contribuir para a construção de um conhecimento em Economia Social mais abrangente e acessível na América Latina”, afirma Fábio Lúcio.

Notícia cadastrada em: 12/08/2024 20:35