ESTRUTURA ESCOLAR VERSUS DESEMPENHO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O CASO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
Estrutura escolar; Desempenho educacional; Educação básica; Região Nordeste; Desigualdade educacional
O trabalho busca investigar a relação entre a estrutura escolar e o desempenho educacional na educação básica do Nordeste brasileiro. A pesquisa parte da constatação de que a precariedade da infraestrutura escolar impacta negativamente o IDEB e o SAEB. Utilizando dados do Censo Escolar, SAEB e IDEB (2013–2021), será aplicada uma análise quantitativa com modelos econométricos de dados em painel. O estudo propõe três hipóteses centrais, incluindo a de que escolas com melhor estrutura física e tecnológica apresentam melhor desempenho. Serão utilizados modelos com efeitos fixos e aleatórios, além de técnicas de aprendizado de máquina. A base teórica envolve os modelos de produção educacional e o conceito de igualdade de oportunidades. O foco regional no Nordeste se justifica pelas disparidades históricas e socioeconômicas. A pesquisa busca fornecer subsídios para
políticas públicas mais eficazes e equitativas. O impacto da pandemia de COVID-19 também é considerado como agravante da desigualdade estrutural.