Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS EDUARDO SOARES DE SOUSA

DISCENTE : CARLOS EDUARDO SOARES DE SOUSA
DATA : 26/08/2024
LOCAL: Videoconferência (Google meet)

CARACTERIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS SOB O CULTIVO DE CAJUEIRO EM SERRA DO MEL-RN

Classificação; Pedologia; Solos.

Esta pesquisa vem sendo realizada no território de Serra do Mel-RN, que fica a uma distância de 251 Km da capital, Natal. A escolha por esse local como tema de estudo desse texto deu-se devido à diversidade de solos ali observados, além da importância de saber seus materiais de origem e classificá-los e se conhecer suas respectivas aptidões agrícolas. Resultante da doação de áreas dos municípios de Mossoró, Areia Branca, Carnaubais e Porto do Mangue; o território serrano foi inicialmente dividido em 1.193 lotes de cinquenta hectares e colonizado por pessoas das mais diversas regiões do estado e até mesmo de fora do RN, principalmente absorvendo mão-de-obra que havia ficado ociosa com o declínio da atividade salineira, em meados da década de 1960. Essas pessoas foram relocadas em 23 Vilas Agrícolas, quando foi proposta a cajucultura como atividade principal, sem se considerar as condições edafoclimáticas locais. Embora o cajueiro (Anacardium occidentale), adapte-se bem às condições de clima e solo daquela região, há a necessidade de se conhecer os grandes grupos de solos presentes naquele território. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo classificar e caracterizar os solos presentes naquele território, através de análises químicas, físicas e granulométricas dos solos com pontos previamente escolhidos e identificados pelas suas coordenadas geográficas e, posteriormente, se elaborar um zoneamento ecológico-econômico adequado à região. Tem ainda, como objetivos específicos: a) Identificar os principais tipos de solos existentes no município de Serra do Mel; b) Analisar as características físico-químicas dos solos que compõem as paisagens do município a fim de fazer as recomendações de adubação e práticas culturais relacionadas à cajucultura, potencializando a produtividade; c) elaborar um mapa de solos da zona rural, utilizando os dados da pesquisa. A metodologia aplicada para a caracterização e classificação dos solos foi a desenvolvida pela Embrapa (2013) até o quarto nível categórico do sistema, com a descrição morfológica de campo seguindo-se o manual e métodos de análise do solo no campo de acordo com Santos (2013). As amostras foram levadas ao Laboratório de Solos da UFERSA, onde foram feitas análises químicas, físicas e granulométricas. Com os resultados obtidos na classificação em campo e com as análises laboratoriais, chegou-se à classificação definitiva dos solos. Recomendações de adubação para a cultura do cajueiro foram feitas e, posteriormente, mapas de solos foram confeccionados com esses dados.

Externa à Instituição - DIANA FERREIRA DE FREITAS - UFC
Interno - 4246 - JOSIEL DE ALENCAR GUEDES