Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO MATEUS NOGUEIRA DA SILVA

DISCENTE : FRANCISCO MATEUS NOGUEIRA DA SILVA
DATA : 30/10/2024
LOCAL: Videoconferência (Google meet)

O DOMINIO CAATINGA NA PERSPECTIVA ESCOLAR: PROPOSTAS E REFLEXÕES NO ENSINO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ASSÚ-RN

Domínio morfoclimático. Caatinga. Ensino de Geografia. Semiárido do RN Conhecimentos equivocados.

O domínio morfoclimático da Caatinga está localizado no Nordeste do Brasil, o seu aspecto único concede à região uma importância muito significativa. A Caatinga apresenta como principal característica a adaptação de suas espécies às condições climáticas, hidrológicas, geomorfológicas e pedológicas presentes na região. Neste sentido, o domínio apresenta um grau de endemismo considerável. A biodiversidade da Caatinga ainda é pouco conhecida cientificamente e muito explorada irracionalmente pelo homem, por isso, a região passa por muitos problemas ambientais relacionados ao uso inadequado dos seus recursos naturais. Essa problemática está associada à desvalorização e à falta de conhecimentos coesos no que diz respeito à importância da região. Outro aspecto que resulta nesses impactos é a má representação/caracterização do domínio, onde é conceituado enquanto uma região pobre, inóspita e com baixa biodiversidade e importância. Neste sentido, pensar em estratégias que desmistifiquem esse olhar equivocado sobre a Caatinga é indispensável. Contudo, descontruir conceitos equivocados que inclusive podem estar no livro didático e partir para reconstruir esses conceitos e representações, entendendo que não é um exercício simples e instantâneo, mas compreendendo que, o caminho mais viável é a educação, e a escola é o ambiente ideal para proporcionar novos olhares e construir um conhecimento coeso e assertivo em relação à Caatinga. Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo central: Compreender a abordagem do conteúdo relacionado ao Domínio da Caatinga no ambiente escolar, considerando a formação docente e o conhecimento prévio dos alunos. O objetivo foi traçado no esforço de entender como a Caatinga é representada no ambiente escolar, para que possamos propor estratégias educacionais para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos em relação à Caatinga. Logo, a metodologia apresentada na pesquisa é qualitativa e participante, visto que, como procedimento metodológico, utilizamos questionário, a construção de mapas mentais, portfólios de experiência, oficina pedagógica e aula de campo. Por fim, desenvolvemos a análise dos dados coletados e refletimos acerca dos resultados alcançados. Em relação aos resultados, estima-se que os objetivos propostos foram alcançados parcialmente, visto que não é possível descontruir e reconstruir conhecimentos e conceitos apenas com uma intervenção, é um processo lento, mas que compensa.

Externa à Instituição - DIÓGENES FÉLIX DA SILVA COSTA - UFRN
Interno - 4246 - JOSIEL DE ALENCAR GUEDES