Banca de QUALIFICAÇÃO: JADNA MIRELLY LOPES CARLOS

DISCENTE : JADNA MIRELLY LOPES CARLOS
DATA : 05/11/2024
LOCAL: UERN – Campus Avançado de Assú ( Presencial)

O ATLAS ESCOLAR DE CARNAUBAIS/RN: CONTRIBUIÇÃO PARA A GEOGRAFIA DO MUNICÍPIO

Atlas escolar; ensino de geografia; Carnaubais-RN

O presente trabalho tem como objetivo a análise e o desenvolvimento do atlas escolar municipal para o município de Carnaubais-RN, visando contribuir com o ensino de Geografia, conforme discutido por autores como Almeida (2002), Martinelli (2011) e Le ssan (2014). Os atlas escolares têm ganhado grande relevância como recursos didáticos, por sua capacidade de retratar a realidade geográfica de localidades específicas através de mapas, enriquecendo o ambiente escolar e tornando as aulas mais dinâmicas, como afirmam Silva e Vidal (2021). A pesquisa descreve o processo de elaboração do atlas, com base em técnicas de geoprocessamento, levantamento e categorização dos principais dados geográficos e socioambientais do município trabalhado, além da análise das pranchas temáticas elaboradas para o uso didático, conforme sugerido por Sampaio e Sampaio 2014). A importância do atlas como ferramenta de apoio ao ensino é destacada, conforme apontado por Bueno (2018), principalmente no que se refere a alfabetização cartográfica e o papel do material no desenvolvimento de uma aprendizagem geográfica mais contextualizada e significativa. A metodologia adotada inclui levantamento bibliográficos e cartográficos, pesquisa de campo e pensou-se na aplicação de questionários com professores da rede municipal, conforme defendido por Carlos, Guedes, Costa (2022). O atlas proposto visa fortalecer o ensino de Geografia ao explorar o conceito de lugar, conforme abordado por Tuan (2012), promovendo o envolvimento dos estudantes com sua realidade local.

Presidente - 4246 - JOSIEL DE ALENCAR GUEDES
Interno - 12263 - MANOEL CIRICIO PEREIRA NETO