Banca de QUALIFICAÇÃO: RITA DE CÁSSIA BEZERRA DA FONSÊCA

DISCENTE : RITA DE CÁSSIA BEZERRA DA FONSÊCA
DATA : 24/10/2024
LOCAL: Remoto por Videoconferência (Googlemeet)

USO DE METODOLOGIA ATIVA POR MEIO DE JOGO DE TABULEIRO ABORDANDO O TEMA SAÚDE REPRODUTIVA E IST’S

recurso educacional; sexualidade; saúde; interação; aprendizagem significativa.

O período das nossas vidas responsáveis pelas principais mudanças, é a adolescência. Este período ocorre entre os 10 e os 19 anos de idade, fase essa, em que os alunos estão entre o Ensino Fundamental - Anos Finais e o Ensino Médio. A motivação para esta pesquisa surgiu da observação das principais mudanças que ocorrem na adolescência, e dos conflitos que podem surgir nessa fase, especialmente em relação à gravidez não planejada. A escola, por meio do professor, tem um papel fundamental no acompanhamento desse processo, oferecendo informações e orientações adequadas aos alunos. Para isso, é necessário verificar o nível de conhecimento que eles possuem sobre o tema e as principais dúvidas e dificuldades que enfrentam. Por tratar-se de um trabalho de natureza transversal e, portanto, de caráter qualitativo, a metodologia a ser utilizada consistirá em aplicar um questionário aos alunos de uma escola pública da cidade de Mossoró/RN, envolvendo questões sobre métodos contraceptivos, prevenção de ISTs e gravidez. A partir dos resultados obtidos, elaboraremos uma sequência didática com atividades teóricas e práticas sobre o conteúdo, que está previsto na proposta curricular da primeira série do Ensino Médio. Além disso, confeccionaremos um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre saúde reprodutiva e ISTs, visando tornar o aprendizado mais lúdico e atrativo para os jovens. Os resultados esperados são a ampliação e a melhoria do conhecimento dos alunos sobre o tema, bem como a promoção de uma atitude mais consciente e responsável em relação à sua sexualidade.

Interna - 3301 - ANA CLAUDIA SALES ROCHA ALBUQUERQUE
Interna - 6107 - DAYSEANNE ARAÚJO FALCÃO