Banca de QUALIFICAÇÃO: NIEDSON EXPEDITO ALVES DA SILVA

DISCENTE : NIEDSON EXPEDITO ALVES DA SILVA
DATA : 25/10/2024
LOCAL: Remoto por Videoconferência (Googlemeet)

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO SEXUAL E REPRODUTIVA NO ESPAÇO ESCOLAR

educação sexual, aprendizagem, ensino por investigação.

A reprodução abrange diversas características que frequentemente não são plenamente compreendidas, o que pode resultar em riscos para a saúde e a vida dos indivíduos. Apesar dos avanços científicos que têm proporcionado explicações mais claras sobre esse tema, ainda persiste uma dificuldade na abordagem dos seus processos, bem como sobre as medidas preventivas e biológicas relacionadas. Nesse contexto, a escola exerce um papel fundamental na formação da sexualidade dos indivíduos, uma vez que é um espaço onde conhecimentos e valores se manifestam, sendo ambiente ideal para se trabalhar os aspectos da reprodução. Assim, por meio da aplicação de questionários junto aos estudantes e professores, neste trabalho buscar-se-á obter o perfil das concepções de professores e alunos de uma escola pública sobre reprodução e sexualidade, informações que ajudem a elucidar porque é tão desafiador discutir a reprodução na escola e porque ainda possuímos um conhecimento limitado sobre métodos contraceptivos, ISTs e desenvolvimento embrionário, mesmo diante do interesse e curiosidade despertados por esse tema. A partir desses resultados pretende-se produzir uma estratégia de ensino investigativo para trabalhar esse conteúdo. Talvez as aulas expositivas não estejam surtindo o efeito desejado, e assim, utilizar o método de ensino por investigação para abordar esse assunto pode render resultados mais satisfatórios, possibilitando a formação de cidadãos e cidadãs que compreendam o funcionamento de seus corpos. Embora o tema reprodução seja comum em conversas informais entre amigos, ainda é perceptível que permanece como um tabu para alguns e uma fonte de constrangimento para outros, o que pode dificultar a aprendizagem e levar os estudantes a adotarem práticas inadequadas, resultando em gestações indesejadas ou não planejadas. A produção de uma cartilha com uma linguagem acessível, abordando questões relacionadas à educação sexual, aliada a atividades que estimulem os estudantes a investigarem sobre o processo reprodutivo, possa representar o início de uma mudança positiva no seu aprendizado.

Interna - 11064 - ALLYSSANDRA MARIA LIMA RODRIGUES MAIA
Interna - 2726 - MARIA DA CONCEICAO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES