S.O.S ESCAPE CAATINGA: UM JOGO DE ESCAPE ROOM QUE ARTICULA A ECOLOGIA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.
conhecimentos ecológicos; jogo pedagógico; bioma; impactos ambientais; jogo de fuga; semiárido
A Ecologia, frequentemente abordada de forma expositiva nas aulas de Biologia, inclui o estudo da Caatinga, que muitas vezes segue essa mesma abordagem. Tal prática não promove a valorização desse bioma, essencial para os estudantes do Nordeste, onde ele predomina. Nesse contexto, o Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) surge como uma alternativa didática que incentiva a reflexão e a construção ativa de conhecimentos, contrariando o ensino expositivo/conteudista e contribuindo com a formação de cidadãos mais críticos e protagonistas diante de suas realidades. Os jogos no formato de Escape Room podem integrar esse cenário e articular os conteúdos de Ecologia, como o estudo da Caatinga, com os princípios do EnCI, criando uma experiência desafiadora e envolvente. Assim, essa pesquisa teve como objetivo promover uma aprendizagem investigativa e reflexiva envolvendo os conhecimentos ecológicos sobre a Caatinga e a importância de cuidar e preservar o bioma através do jogo S.O.S ESCAPE CAATINGA. Para isso, foi necessário desenvolver uma narrativa que articula os conhecimentos ecológicos sobre o bioma com os pressupostos investigativos, avaliar as percepções dos participantes sobre o jogo e elaborar um manual acessível para outros professores de Biologia. Logo, assumiu um viés qualitativo com caráter de pesquisa do tipo intervenção e participante. Foi utilizado a análise de conteúdo para interpretar as falas colhidas em uma roda de conversa com os jogadores/estudantes. O manual foi criado em quatro versões para atender realidades escolares diversas. A aplicação ocorreu com estudantes da terceira série do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor Honório, em Pendências/RN, organizados em cinco equipes. A missão era atuar como ativistas ambientais para produzir um documento investigativo que denuncia os principais impactos ambientais presentes no bioma dentro do tempo de 25 minutos. Todas as equipes concluíram o desafio no tempo estipulado, demonstrando trabalho em equipe, raciocínio lógico e domínio dos conteúdos. As falas resultaram em 15 temas, organizados em seis categorias, evidenciando que o jogo é uma ferramenta valiosa para o aprendizado ecológico e a conscientização sobre cidadania e responsabilidade social. Além disso, desenvolveram habilidades como cooperação, formulação de hipóteses e compreensão dos problemas ambientais que afetam o bioma em que os estudantes vivem. Portanto, apesar do jogo exigir tempo e dedicação do docente para a sua montagem e dependendo do público estudantil poder acarretar em uma competição acirrada e frustração em caso de não cumprimento da missão, pode-se concluir que o jogo é eficaz para articular os objetos de conhecimento da Ecologia, os aspectos específicos da Caatinga e os pressupostos investigativos.