RESSIGNIFICANDO A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O BIOMA CAATINGA POR MEIO DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA
Caatinga, biodiversidade, valorização, aprendizagem significativa.
O Bioma Caatinga é exclusivamente brasileiro, caracterizado por sua vegetação adaptada às condições áridas e semiáridas do interior do país e ocupa uma área de cerca de 862.818 km², o que corresponde a 10,13% do território nacional. Apesar da grande relevância deste bioma único, ainda é muito comum nos depararmos com uma visão equivocada a respeito da biodiversidade e importância ecológica do mesmo, sendo este representado como um ambiente pobre em espécies, seco, sem água e castigante para seus habitantes. O presente trabalho tem por objetivo trabalhar a percepção que os alunos do ensino médio têm a respeito do bioma Caatinga, como forma de ressignificar essa imagem negativa e carregada de interpretações equivocadas por meio de uma sequência didática, buscando proporcionar ao aluno uma aprendizagem significativa e contextualizada, com base em uma metodologia que se adequa aos seus interesses e realidades, ajudando, portanto, a construir o conhecimento de maneira gradual e integrada. Espera-se que este possa contribuir significativamente para o enriquecimento de metodologias que possam trabalhar o conteúdo mencionado de forma verdadeira e sem estigmas.