MINECRAFT COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARABIOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Tecnologia biológica-científica, recombinação gênica, gamificação.
A espécie humana vive um momento ímpar de revolução tecno-científica em uma velocidade gigantesca e nesse cenário a biotecnologia tem destaque na medicina, agricultura e indústria. Contudo, há a necessidade de compreensão, possibilidades e limites dessa área da biologia, tendo todo esse conhecimento no ensino médio como ainda como uma barreira na aprendizagem. O presente projeto tem como objetivo principal a compreensão da biotecnologia através da gamificação usando o Minecraft como ferramenta mediadora do de estudo no ensino médio, uma vez que os jogos estão cada dia mais presentes na vida dos jovens estudantes. O Minecraft é um jogo virtual que tem como característica a criação de mundos virtuais o que possibilita o desenvolvimento criativo e interativo desses jovens. Nesse sentido, o uso de game como estratégia de ensino-aprendizagem da Biotecnologia no ensino médio como ferramenta mediadora tem um impacto positivo e significativo, pois une o conhecimento a diversão. Assim sendo, este trabalho apresenta como objetivo geral a compreensão da Biotecnologia através de um ambiente virtual do Minecraft, construir um laboratório virtual para a manipulação do material genético, promovendo o surgimento de novas proteínas, fármacos para o combate de patologias.