Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIETZA RAQUEL FILGUEIRA GALVÃO

DISCENTE : DANIETZA RAQUEL FILGUEIRA GALVÃO
DATA : 24/10/2024
LOCAL: Remoto por Videoconferência (Googlemeet)

DOUTOR DNA: USO DA BIOTECNOLOGIA PARA SOLUCIONAR CASOS COMO PROPOSTA INVESTIGATIVA EM AULA DE GENÉTICA.

Genética; Biotecnologia; Jogo; Ensino Investigativo.

O ensino de Genética é desafiador, ainda mais diante das inúmeras dificuldades da educação básica, logo para confrontar a negação científica, que tem aumentado nos últimos anos, é preciso promover a cultura investigativa. Atividades recreativas, como jogos, podem ser ferramentas significantes para desenvolver o conhecimento na área da biotecnologia pois permitem que os alunos interajam com os conceitos de forma lúdica e dinâmica e assim contribuir para a alfabetização científica. Os jogos são utilizados para fins educativos, por se tratar de um gênero que exige um olhar investigativo com intuito de estimular o interesse e a curiosidade dos alunos pelo tema; facilitar a compreensão e a memorização dos conteúdos; desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico; promover a participação ativa e a cooperação entre os alunos; e avaliar o aprendizado de forma formativa e contínua. A proposta consiste em um game denominado "Doutor DNA", na qual os alunos assumem o papel de cientistas que devem resolver diferentes casos, utilizando ferramentas como PCR, sequenciamento e tipagem sanguínea. A atividade envolve conceitos como DNA, genes, alelos, cromossomos, herança genética e biotecnologia.

Interna - 11064 - ALLYSSANDRA MARIA LIMA RODRIGUES MAIA
Interno - 12220 - DIEGO NATHAN DO NASCIMENTO SOUZA