CARTILHA DIGITAL COM AULAS PRÁTICAS E INVESTIGATIVAS DE BOTÂNICA PARA O ENSINO MÉDIO
Apoio Metodológico. Ensino por investigação. Livro didático.
As Aulas de Botânica tem sido considerada pelos estudantes do Ensino Médio como desinteressantes e fora da realidade. Isso ocorre ainda hoje, pois o formato de ensino passivo é utilizado por muitos professores nos vários conteúdos de Biologia, principalmente a Botânica, uma vez que nem todo docente tem afinidade por essa área. Logo, é urgente a necessidade de metodologias mais ativas metodologias de ensino, principalmente pensando em mais aulas práticas, investigativas e explorando a realidade local. Os alunos das regiões brasileiras onde a caatinga é a vegetação predominante, sentem essa situação de forma corriqueira, pois a grande maioria dos livros didáticas abordam essa vegetação de forma superficial deixando muito a desejar nesta abordagem o que evidencia a necessidade de uma metodologia mais dinâmica e interativa como as aulas práticas. A proposta de trabalho aqui apresentada, tem por objetivo principal auxiliar o docente de Biologia a implementar aulas práticas e investigativas em suas salas. Nele se tem como finalidade disponibilizar uma cartilha didática de apoio ao docente em suas aulas práticas no ensino de Biologia, especificamente na área de Botânica com foco no objeto de conhecimento Flora da Caatinga. O trabalho será desenvolvido de forma sistemática apresentado práticas realizadas e validadas por colegas professores de variados segmentos da Educação Básica e Superior, guardando as devidas proporções educacionais.