Banca de DEFESA: HORTENCIA MORAIS DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HORTENCIA MORAIS DE MEDEIROS
DATA : 04/04/2025
HORA: 13:20
LOCAL: Auditório da Faculdade de Serviço Social
TÍTULO:

GUIA BOTÂNICO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM SENSORIAL: ESPAÇO EDUCATIVO E DE INCLUSÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

ensino de botânica; ensino por investigação; interdisciplinaridade; proposta inclusiva. 


PÁGINAS: 88
RESUMO:

O presente trabalho traz uma discussão acerca dos desafios, importância e necessidade de pensar e construir possibilidades para melhorias no ensino de botânica, onde se propõe a organização de um ambiente colaborativo e a produção de um recurso educacional que colabore com o aprendizado de forma dinâmica e inclusiva nas aulas de Biologia. Contemplando uma discussão acerca dos desafios para a efetivação de propostas de ensino que viabilizem equidade e garantia da aprendizagem significativa. Dessa forma se propõe desenvolver uma cartilha como instrumento pedagógico que seja norteadora e facilitadora para os professores do ensino básico aplicarem as ideias com seus alunos, descrevendo experiências desde a organização de um Jardim Sensorial na escola como um espaço educativo e roteiros de aulas que visam estimular os sentidos dos estudantes promovendo melhorias no aprendizado. O Jardim Sensorial foi organizado pelos próprios alunos, contento plantas aromáticas, medicinais, ornamentais e alimentícias, que podem ser tocadas, cheiradas e degustadas pelos visitantes, contribuindo para todas as propostas de  atividades lúdicas e interativas apresentadas na cartilha digital, essa proposta de material pedagógico apresenta algumas sequência didática para compreensão dos conteúdos de Botânica, a partir de atividades sensoriais, colaborando especificamente aspectos de anatomia e fisiologia vegetal, mas também contemplando outros conteúdos como genética, evolução, conceitos químicos, entre outros. Sendo assim, uma proposta educacional de fácil acesso, a partir da organização de um espaço que contribui para melhorias no ensino da biologia inclusivo, despertando o interesse, a curiosidade, autonomia e o respeito pela natureza nos estudantes e na comunidade escolar, como também tornando os alunos indivíduos críticos e reflexivos.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2726 - MARIA DA CONCEICAO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES
Interno - 12220 - DIEGO NATHAN DO NASCIMENTO SOUZA
Externa à Instituição - MAGNÓLIA FERNANDES FLORÊNCIO DE ARAÚJO - UFRN
Notícia cadastrada em: 04/04/2025 13:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern