Banca de DEFESA: MARIA CLEDINILSA BEZERRA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CLEDINILSA BEZERRA PEREIRA
DATA : 19/05/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Remoto por Videoconferência (Googlemeet)
TÍTULO:

MINECRAFT COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA BIOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Biotecnologia, Gamificação, Minecraft Education, Aprendizagem Ativa.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Diante dos desafios encontrados no ensino de biotecnologia no ensino médio, tais como a abstração dos conceitos e a carência de recursos didáticos adequados, este estudo explorou o potencial do Minecraft Education Edition(MEE). Essa plataforma imersiva e dinâmica é amplamente utilizada em mais de 115 países para o ensino de diversas disciplinas, destacando- se como uma ferramenta inovadora e eficaz na educação. Esta pesquisa se concentrou em como o Minecraft Education pode servir como uma ferramenta eficiente para simular processos essenciais em biologia celular e genética, facilitando a compreensão dos estudantes. os métodos envolveram alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública no Piauí com coleta de dados por meio de avaliação diagnóstica, construção de um laboratório virtual de biotecnologia na plataforma de aprendizado baseada em jogos e análise das atividades, questionários e entrevistas. Incorporamos elementos de jogos como desafios e recompensas, acreditando que eles poderiam tornar o aprendizado mais engajante e eficaz. Adotou-se uma metodologia qualitativa que usou avaliações diagnósticas, a construção de um laboratório virtual, exploração dos conceitos de biotecnologia, além da análise de atividades, questionários e entrevistas. Os resultados revelaram que o uso dessa ferramenta educacional interativa., resultou em um aumento significativo no engajamento dos alunos, oferecendo um aprendizado mais dinâmico e acessível. Detectou-se, também, uma melhora na retenção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento crítico, com os alunos demonstrando uma maior capacidade de aplicar conceitos complexos. Ao validar a aplicabilidade e os benefícios desta abordagem, este estudo destaca o MEE, não apenas como uma ferramenta promissora, mas como uma importante ferramenta para a transformação pedagógica na educação em biotecnologia


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALMINO AFONSO DE OLIVEIRA PAIVA
Presidente - 8094 - PABLO DE CASTRO SANTOS
Interna - 6124 - REGINA CÉLIA PEREIRA MARQUES
Notícia cadastrada em: 19/05/2025 14:22
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