Apagamento e acréscimo: a influência da fala na urilização da língua portuguesa na produção de textos escritos
Oralidade; Escrita; Fonética e Fonologia.
Esta pesquisa investiga a influência da fala na produção escrita dos alunos do 9° ano do ensino fundamental, com ênfase nos processos fonológicos de acréscimo e apagamento. O objetivo geral é analisar como os processos fonológicos de apagamento e acréscimo presentes na oralidade afetam na escrita dos estudantes. Além disso, como objetivos específicos buscamos: a) verificar os processos de apagamento e acréscimo nos textos escritos; b) identificar padrões e suas possíveis causas; c) verificar como a aplicabilidade das atividades influenciaram na melhoria da ortografia dos informantes; e d) propor atividades que auxiliam na evolução escrita dos estudantes. Para tanto, pautamos este trabalho em aportes teóricos de Marcuschi (2001), que discute a relação entre oralidade e escrita; Dolz e Schneuwly (2004), que abordam os gêneros textuais e suas implicações no ensino da língua; Bortoni (2005), que explora as variações linguísticas e seu impacto na aprendizagem escolar; Roberto (2016), que discute a importância do desenvolvimento da consciência fonológica para a alfabetização, o que é fundamental na produção textual, entre outros estudiosos. Referente ao tipo de abordagem, o presente trabalho tratase de uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva a qual busca compreender e interpretar fenômenos através da análise de dados coletados em campo e que tem como sujeitos 33 alunos do 9º ano da E.M.T.I. Manoel Antônio Nunes, no município de Icó-Ce. Esse conjunto de dados permitiu uma verificação detalhada na escrita dos participantes, evidenciando as influências fonológicas. Os resultados preliminares indicam que os processos fonológicos de acréscimo e apagamento são frequentes na escrita dos alunos, refletindo características de sua fala cotidiana. Essas observações sugerem que práticas pedagógicas mais integradas entre oralidade e escrita podem contribuir para uma melhora significativa na produção textual dos estudantes.