Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILENE DOS SANTOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARILENE DOS SANTOS DA SILVA
DATA : 29/08/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Sala virtual google meet
TÍTULO:

LITERATURA INFANTOJUVENIL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO
LITERÁRIO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura infantojuvenil. Letramento literário. Oficinas literárias.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objeto de estudo a formação em literatura de
crianças do 5º “B” dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de
Ensino Infantil e Ensino Fundamental Maria do Carmo Gonçalves, na cidade de Bom
Jesus – PB. A formação do leitor literário no contexto escolar, ainda é algo que
necessita de incentivo e de políticas públicas adequadas na promoção do direito e
acesso à leitura. Sendo que, o acesso à cultura letrada pelas grandes massas ainda
não é uma realidade homogênea. A pesquisa é de natureza qualitativa/descritiva e
de cunho interventivo, tendo como objetivo geral analisar a influência do texto
literário infantojuvenil no desenvolvimento do letramento literário nos anos iniciais do
Ensino Fundamental e como objetivos específicos: a) conhecer as práticas de leitura
no ambiente escolar pelas vozes dos estudantes; b) identificar habilidades e
dificuldades em torno da leitura literária dos estudantes; c) desenvolver oficinas
literárias no 5º Ano do Ensino Fundamental com foco no desenvolvimento do
letramento literário. O caminho metodológico seguiu duas etapas, de início foi
realizado um questionário de sondagem da leitura e posteriormente a realização de
quatro oficinas literárias com as crianças alvo da pesquisa, tendo em vista a
formação de leitores literários. Para fundamentar a pesquisa, ancoramo-nos em
Cosson (2009, 2011, 2014, 2021), Andruetto (2012), Candido (2004), Soares (2009),
Zilberman (2003), Britto (2015), Castrillón (2011) e Cademartori (2010), Gil (2008),
Thiollent (1946), Bogdan e Biklen (1994) e Guerra (2014), entre outros. Até o
momento destacamos que a formação de leitores literários necessita de mudança de
postura teórica e metodológica no fazer docente; a escola é o ambiente privilegiado
de acesso à leitura, portanto, um lugar de formação de leitores críticos, reflexivos e
criativos. Tendo por base os resultados obtidos com o questionário detectamos que
a prática de leitura é normalmente associada a ampliação do léxico, a aprendizagem
de algum conteúdo ou para cumprir algumas atividades, que verificam se a leitura foi
realizada. Partindo desse pressuposto há necessidade de uma organização e
sistematização do trabalho com o texto literário. Desse modo, as oficinas literárias
tornam-se mais um instrumento para a escolarização da literatura para o
desenvolvimento do letramento literário.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12923 - EMANUELA CARLA MEDEIROS DE QUEIROS
Interna - 1796 - ANTÔNIA SUELI DA SILVA GOMES
Interna - 12233 - CONCÍSIA LOPES DOS SANTOS
Externa à Instituição - LEONEIDE MARIA BRITO MARTINS - UFMA
Externo à Instituição - FRANCISCO AEDSON DE SOUZA OLIVEIRA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 23/08/2024 14:07
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