DA BIOGRAFIA ÀS BIOGRAFIAS: RELEITURAS DO PROTAGONISMO EM MALALA, A MENINA QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA, DE ADRIANA CARRANCA
Em construção.
Esta pesquisa privilegia a leitura pela perspectiva do letramento literário. O livro infanto-
juvenil distribuído pelo PNLD literário, associado a uma sistematização de ensino, é capaz de
inserir o leitor infantil num universo produtivo de experiências com a linguagem, assim como
o livro Malala, a menina que queria ir para a escola, de Adriana Carranca. Nesse sentido,
intencionamos pesquisar: como o protagonismo de Malala pode servir de incentivo aos alunos
a partir do letramento literário? Quais experiências de leitura esse livro literário pode
proporcionar aos estudantes? Partindo da pesquisa pesquisa-ação e de caráter interventivo,
temos como objetivo principal deste estudo analisar as leituras dos alunos referentes ao livro
Malala, a menina que queria ir para a escola, de Adriana Carranca, no tocante ao letramento
literário como prática social no desenvolvimento do protagonismo estudantil. De uma forma
específica: i) identificar as experiências de leitura literária utilizadas a partir do tipo de
pesquisa e pelos sujeitos pesquisados; ii) compreender a temática social por meio de leituras,
no que diz respeito ao ativismo de Malala, e sua relação com o contexto social das estudantes
do 6º ano A do ensino fundamental da E. E. F. Francisco Sales Gadelha de Oliveira, como
meio de propiciar letramento literário por meio da atuação social. Quanto ao ponto de vista
teórico, nos sustentamos em Compagnon (2009), Eagleton (2022) e Jouve (2012) que trazem
estudos acerca da literatura, como estudá-la e a importância dessa área; em Cadermatori
(2010) e Oliveira (2013) sobre a literatura infantil; e em Cosson (2022a), Cosson (2022b) e
em Cosson (2021) na perspectiva do letramento literário como finalidade da leitura. Os dados
desta pesquisa que servem de análise são frutos de questionários investigativos para os
professores dos anos iniciais, para os responsáveis dos estudantes e para os discentes; e de
uma sistematização de ensino de literatura chamada de círculo de leitura, utilizando o diário
de leitura, executada em uma escola pertencente ao Sistema Municipal de Educação de São
Francisco, Paraíba. Inicialmente, houve a análise dos dados oriundos desses questionamentos
para sabermos quais experiências de leitura eles tinham contato tanto na escola como em suas
casas. Por conseguinte, realizamos o círculo de leitura, por meio do qual leram o livro de
Adriana Carranca, fizeram inferências em diários de leitura mediante direcionamentos de
cartões de leitura, realizaram discussões, confeccionaram materiais relativos à obra, se
apresentaram por meio de Sarau Literário e escreveram suas autobiografias. Em consequência
disso, temos os resultados de apropriação da leitura literária que foi marcante para gerar
discussões em que os agentes pesquisados associavam com a vida deles e principalmente para
encorajá-los a lutarem por seus sonhos, o que equivalem ao letramento literário. Esperamos,
assim, que esta pesquisa possa contribuir para que os professores de língua portuguesa, como
os professores dos anos iniciais do ensino fundamental possam refletir sobre o lugar que a
literatura tem em sala de aula, bem como o valor dela à vida dos nossos discentes.