A COESÃO TEXTUAL NO 9º ANO: ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE ESCRITA E ESTRATÉGIAS PARA O APERFEIÇOAMENTO
Coesão textual. Produção de texto. Processo de escrita.
Esta pesquisa foi motivada pelo interesse em compreender a relação entre o uso de elementos coesivos e a construção de sentido nos textos produzidos por alunos do 9º ano, tendo em vista as dificuldades recorrentes que esses estudantes apresentam na utilização eficaz desses recursos. A investigação está focada na questão: Qual é a relação existente entre o uso dos elementos coesivos e a construção de sentido em textos dos alunos do 9º ano? Com isso, definimos como objetivo geral investigar como os mecanismos de coesão textual são organizados na escrita dos alunos e como específicos Identificar as dificuldades dos alunos para utilizar recursos de coesão em suas produções escritas, categorizar padrões de dificuldades comuns no emprego de elementos coesivos que possibilitem a interpretações sobre o nível de competência textual dos alunos e propor atividades direcionadas à melhoria do uso de elementos coesivos nas produções escritas dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Antunes (2009), Koch (2003), Neves (2003), Travaglia (1997), dentre outros, alinhados à BNCC (2023), como documento oficial, que destacam a importância de ensinar o reconhecimento e uso dos elementos coesivos como uma competência essencial para a produção de textos claros e compreensíveis. Neste estudo, foi adotada uma abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de uma pesquisa-ação, na qual foi desenvolvida uma intervenção utilizando o método indutivo para orientar a investigação. Os instrumentos de coleta de dados incluíram um questionário aplicado via Google Formulários, permitindo analisar hábitos de leitura e escrita dos alunos e a análise textual foi conduzida por meio da identificação e categorização dos mecanismos de coesão, avaliando conectores, coesão e padrões discursivos, para isso, utilizou-se a Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Diante disso, a pesquisa promoveu reflexões e trocas de experiências que enriqueceram a formação dos alunos como leitores e escritores e apesar dos desafios, as atividades desenvolvidas na proposta de intervenção tiveram um impacto positivo no desenvolvimento das habilidades textuais dos alunos do 9º ano, promovendo avanços na identificação e uso de elementos coesivos, como também revelou a importância do protagonismo estudantil no processo de aprendizagem.