LITERATURA INFANTOJUVENIL: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO
LITERÁRIO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Literatura infantojuvenil. Letramento literário. Oficinas literárias.
A presente dissertação tem como temática a formação do leitor literário nos anos
iniciais do Ensino Fundamental, com foco na promoção do letramento literário por
meio de práticas pedagógicas mediadas pelo professor. O objetivo geral da pesquisa
foi compreender como se dá o processo de formação do leitor literário por meio de
práticas de leitura que promovam o letramento literário na escola. Os objetivos
específicos consistiram em: (a) conhecer as práticas de leitura no ambiente escolar
sob a perspectiva dos estudantes; (b) identificar habilidades e dificuldades
relacionadas à leitura literária; e (c) desenvolver oficinas literárias voltadas à
formação do leitor literário. O referencial teórico está fundamentado em Cosson
(2022), Andruetto (2012), Baldoino (2021), Britto (2015), Soares (2009), Castrillón,
entre outros que discutem a literatura, a leitura e a mediação como práticas sociais
fundamentais para a formação leitora crítica, sensível e reflexiva. O lócus da
pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Maria do Carmo
Gonçalves, localizada no município de Bom Jesus – PB, tendo como sujeitos os
estudantes do 5º ano “B”. A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem
descritiva e caráter intervencionista, desenvolvida por meio da metodologia da
pesquisa-ação. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de um
questionário diagnóstico para levantamento das percepções e experiências dos
estudantes om a leitura, seguido da realização de quatro oficinas literárias baseadas
na proposta da Sequência Básica de Cosson (2009). A análise dos dados foi
realizada com base na observação participante e nas produções dos estudantes
durante as oficinas, com foco na compreensão do envolvimento, interpretação e
construção de sentidos a partir da leitura literária. Os resultados evidenciaram que,
antes da intervenção, a leitura era vista como uma atividade obrigatória, atrelada a
avaliações e exercícios escolares. A partir das oficinas, observou-se maior interesse
pelas práticas de leitura, ampliação do repertório literário, melhora na interpretação e
produção textual, além do fortalecimento do vínculo entre os estudantes e os textos
literários. Como produto educacional, foi elaborado o caderno um Livreto intitulado
Oficinas literárias: uma proposta de letramento literário que reúne orientações
metodológicas, propostas de atividades e sugestões de obras, com base na
experiência realizada, com o intuito de colaborar com a mediação de professores
mediadores que atuam na formação do leitor literário na Educação Básica.