Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE FÁTIMA SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DE FÁTIMA SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 09/09/2025
HORA: 08:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

 

 

ARGUMENTAÇÃO NO GÊNERO REDAÇÃO ESCOLAR MODELO ENEM: UM ESTUDO DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS


PALAVRAS-CHAVES:

argumentação na língua; operadores argumentativos; redação escolar modelo ENEM, sequência didática.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Segundo Oswald Ducrot (1988), argumentar é uma capacidade intrínseca ao ser humano, enquanto ser portador da linguagem, uma vez que a argumentação está inscrita na estrutura e no léxico da própria língua. No entanto, muitos estudantes da educação básica, inclusive na etapa do ensino médio, apresentam dificuldades para se expressar em produções escritas, sobretudo dentro da tipologia dissertativo-argumentativa. Diante desse cenário, nossa pesquisa terá como foco o estudo da produção textual no gênero redação escolar modelo ENEM e o uso dos operadores argumentativos por alunos da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual de Educação Profissional Professora Maria Célia Pinheiro Falcão, localizada em Pereiro, no Ceará.  Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é investigar o uso de operadores argumentativos por esses alunos no gênero textual redação escolar modelo ENEM a partir de uma sequência didática, buscando compreender como um estudo sistematizado desses elementos pode contribuir para a qualidade da produção escrita desse gênero. Para tanto, a base teórica deste estudo é a Teoria da Argumentação na Língua (TAL), de Ducrot (1988); discutiremos sobre os operadores argumentativos com base em Koch (1990, 1998, 2011), Koch e Elias (2024); em relação às discussões sobre ensino de escrita e gêneros textuais, buscamos respaldo em Bakhtin (2003), Marcuschi (2008 e Antunes (2003, 2009), dentre outros; para a teorização da redação dissertativa modelo ENEM, utilizamos principalmente a Cartilha do participante (BRASIL, 2024) e a discussão sobre sequência didática apoia-se em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Do ponto de vista metodológico, esta investigação configura-se como uma pesquisa-ação – por seu caráter interventivo; sua abordagem é qualitativa, já que não pretendemos quantificar os dados; caracteriza-se, quanto ao tipo, como descritiva e interpretativa, visto que pretendemos descrever e interpretar as habilidades de uso dos operadores argumentativos e de produção textual do gênero redação dissertativa modelo ENEM pelos participantes, e o método é indutivo. A análise preliminar dos resultados, tomando como base apenas as produções iniciais, já que a intervenção ainda está em processo de aplicação, aponta que, conforme as hipóteses levantadas inicialmente, muitos estudantes demonstram lacunas quanto ao uso dos operadores argumentativos. Essas dificuldades são percebidas pela ausência desses elementos no encadeamento de frases, períodos e parágrafos, bem como pelas muitas repetições – que evidenciam repertório limitado – e ainda pelas incoerências e insistências argumentativas geradas no interior dos textos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 941.917.864-15 - CLÉCIDA MARIA BEZERRA BESSA - UFERSA
Interna - 7992 - CRÍGINA CIBELLE PEREIRA
Interno - 1612 - MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO - UFPB
Externa à Instituição - MARIA VANICE LACERDA DE MELO BARBOSA - UFCG
Notícia cadastrada em: 08/09/2025 08:29
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