EXPERIÊNCIAS COM O GÊNERO FANFIC NO ENSINO MÉDIO EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIO E DIGITAL
Experiências; Multiletramentos; Gêneros textuais; Fanfic; Jovem leitor e escritor.
No campo da Linguística Aplicada, cresce o interesse pelos estudos que valorizam experiências no contexto educacional, pois elas contribuem para a compreensão da construção do conhecimento. A sala de aula torna-se, assim, espaço privilegiado para refletir sobre vivências de professores e estudantes, como destaca Miccoli (2014). Nesse cenário, as fanfics se apresentam como prática contemporânea que ressignifica narrativas e valoriza vivências discentes. Com o tema: experiências com o gênero fanfic no Ensino Médio em práticas de letramentos literário e digital, a pesquisa objetiva investigar as experiências com o gênero fanfic e seus efeitos na formação de alunos leitores e escritores em aulas de Língua Portuguesa. Fundamenta-se nos estudos das experiências a partir do pensamento de Dewey (1978/2023), Miccoli (2007, 2010, 2012, 2014) e Oliveira (2011, 2022); sobre multiletramentos propostos por Rojo (2012), Kleiman (2019), França e Gomes (2024); sobre gêneros textuais por Marcuschi (2002, 2008, 2010), Bazerman (2005) e Bronckart (2009); e sobre leitura e escrita criativa de fanfics por Alves (2020), Almeida (2023), Franco e Júnior (2024). Metodologicamente, é qualitativa, exploratória e descritiva, envolvendo questionários, oficinas de leitura e produção de fanfics e narrativas experienciais, com 40 alunos da 3ª série de uma escola pública integral do Piauí. Como recursos pedagógicos, utilizamos o Padlet para divulgar e socializar as produções. Resultados parciais indicam experiências de aprendizagem, colaboração e valorização dos textos. Esperamos, ao final dessa proposta, fortalecer os letramentos literário e digital e incentivar o uso pedagógico de gêneros contemporâneos, como a fanfic, no ensino de Literatura.